Revolução para os smartphones: Bateria de grafeno da Samsung é capaz de completar uma carga em 15 minutos

Revolução para os smartphones: Bateria de grafeno da Samsung é capaz de completar uma carga em 15 minutos

A sul-coreana Samsung está realmente comprometida com o desenvolvimento de baterias ainda mais eficientes e seguras. Após o fiasco com o Galaxy Note 7 a companhia implementou uma sessão de testes completamente nova para suas baterias, e agora pode estar promovendo uma alteração bem importante visando a eficiência: o uso de grafeno.

De acordo com o Sammobile, a Samsung registrou uma patente de uma bateria de grafeno, que embora não seja grafeno “puro”, apenas uma tecnologia (chamada ‘graphene ball) aplicada as tradicionais baterias de íon de lítio, os benefícios seriam bem interessantes, como, por exemplo, aumentar a vida útil da bateria em 45%, quando comparada com as soluções atuais.  Capaz de transmitir eletrecidade 140 vezes mais rápido que o silício, o grafeno é considerado o material de carbono ideal para a fabricação de baterias.

O futuro da linha Galaxy seria baseado nessa nova gama de baterias. Além da vida útil ampliada, o tempo de recarga também seria reduzido em cerca de 5 vezes. O tempo e uma carga completa ficaria em torno de 12 minutos.

No quesito temperatura, a bateria não ultrapassaria os 60ºC. Essa gama completamente nova de baterias está sendo desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia Avançada da Samsung (SAIT). A busca por se desgarrar das tradicionais baterias de íons de lítio, presente no mercado desde 1991, de acordo com especialistas, está relacionado com os limites de capacidade que essa tecnologia vem enfrentando. 

Não há nenhuma previsão de quando essa bateria poderia realmente chegar ao mercado. Só nos resta esperar.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X