HP está incomodando e atrapalhando o desempenho dos computadores de seus usuários com um software espião

HP está incomodando e atrapalhando o desempenho dos computadores de seus usuários com um software espião

Em menos de um ano a HP, líder no mercado de computadores, com uma quota de mercado superior a 22%, é citada pelo menos duas vezes com uma prática de “infernizar” seus usuários com um software indesejado. O primeiro caso, reportado em maio deste ano, estava relacionado a um problema com o driver de áudio da Conexant, que acaba atuando com um keylogger.

Se nesse primeiro caso não dá pra apontar e dizer que a HP colocou o softwate de form intencional, como foi o caso da Lenovo em 2015 com o seu spyware “Superfish”, o relato de agora é mais grave, e assim como no episódio da sua concorrente, trata-se de um software espião, que além de bisbilhotar o usuário acaba impactando na performance do computador.

O software em questão, substituto do HP Touchpoint, é intitulado “HP Touchpoint Analytics Service”. Na descrição ele aparece como um conjunto de ferramentas para gerenciar a segurança do seu dispositivo. Segundo a própria HP ele colhe informações de telemetria para o HP Touchpoint Analytical Services, porém nenhum aviso ou pedido de permissão ao usuário é exibido. Além de ficar às escuras quais seriam os tais dados coletados

Alguns usuários se manifestaram dizendo que após o recebimento desse software, que aliás acaba sendo instalado sem o consentimento do usuário, o computador passou a operar de forma mais intensa, um alto consumo de recursos. “De ontem para hoje, ele está fazendo meu PC trabalhar tão forte que eu posso ouvi-lo chiando e a luz traseira piscando no ritmo deste chiado”, diz um usuário PurplePassion22 no fórum de suporte da HP.

Embora seja fácil executar a remoção, com os mesmo procedimentos para qualquer outro software, esse caso levanta novamente a questão da privacidade e o quão danoso pode ser em alguns casos a leva de programas desenvolvidos pelos proprio fabricantes dos dispositivos, que trasvestem um controle do usuário como um benefício, uma feature extra para a experiência do aparelho.

Até o momento a HP não se pronunciou sobre o caso. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X