Fábrica da Foxconn na china manteve estagiários trabalhando 11 horas por dia montando iPhone X

Fábrica da Foxconn na china manteve estagiários trabalhando 11 horas por dia montando iPhone X

Mais uma vez a Foxconn, responsável por montar diversos produtos eletrônicos que convivemos diariamente, está numa polêmica em relação às suas jornadas de trabalho excessivas.

Diversos relatos ressaltam que a fábrica localizada em Zhengzhou, na China, mantém os funcionários sob praticamente um trabalho escravo. O caso mais recente foi reportado pelo Financial Times. Cerca de seis estudantes, de idades entre 17 e 19 anos, que eram estagiários na fábrica, declararam que trabalhavam 11 horas por dia na linha de montagem do iPhone X, edição especial que comemora os 10 anos do lançamento do primeiro iPhone, e que traz como principal atrativo um sistema de reconhecimento facial, o Face ID

Apple confirma: iPhone X chega ao Brasil no dia 08 de dezembro

Na reportagem, os estudantes da Zhengzhou Urban Rail Transit Institute, relatam que começaram a trabalhar como estagiários na fábrica em setembro, e que a jornada de trabalho violava as leis na China: estágios devem ter até 40 horas de trabalho semanais. Ao todo, a Foxconn contratou mais de 3.000 estudantes para participar por três meses na montagem do iPhone X. Um estudante de 18 anos disse que chegou a montar mais de 1.200 módulos de câmera para o iPhone X em um dia.

Os estudantes disseram também que foi a escola que os forçou a trabalhar na fábrica. Esses três meses de trabalho seriam um pré-requisito para se formar. 

A Foxconn se defende dizendo que os estudantes que trabalhavam por mais horas recebiam benefícios extras. A companhia também disse que tomou medidas para corrigir a situação e analisará o programa de estágios para garantir que esteja de acordo com a lei. Após a repercussão da matéria, de acordo com a BBC, os estagiários foram impedidos pela própria Foxconn de trabalhar essas horas-extras ilegais.

A Apple, através de um comunicado, se posicionou contrária a esse modo como as jornadas de trabalho são implementadas na fábrica.

A Apple está dedicada a garantir que todos na nossa linha de produção sejam tratados com dignidade e recebam o que merecem. Nós estamos cientes de que este trabalho nunca acaba e continuamos fazendo o possível para trazer um impacto positivo e proteger os trabalhadores na nossa linha de produção

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X