Estudo revela que 1,94% das compras na Black Friday 2017 foram feitas com cartões clonados

Estudo revela que 1,94% das compras na Black Friday 2017 foram feitas com cartões clonados

De acordo com um estudo da Konduto, empresa brasileira de comportamento de navegação, a edição 2017 da Black Friday registrou uma queda acentuada na ação dos cibercriminosos durante o período do evento. A ação dos trapaceiros foi 46% menor do que a média registrada pelo comérco eletrônico. A empresa registrou que 1,94% das transações feitas no e-commerce brasileiro partiram de fraudadores com cartões de crédito clonados, principal modalidade de golpe nas lojas virtuais. Para se ter uma ideia, a taxa de tentativa de fraudes online no Brasil é de 3,58%. Estes valores não representam o total de fraudes efetivas, já que a maioria destes pedidos é barrada pelos sistemas antifraude antes de a mercadoria ser despachada.

Segundo Tom Canabarro, co-fundador da Konduto, o índice de tentativas de fraude abaixo da média não surpreende. “Criminosos não se interessam por promoções e descontos imperdíveis, pois, ao efetuar uma compra, ele utiliza um cartão clonado para pagar pelo produto e não terá que arcar com os custos reais, pagando do próprio bolso. Por isso, em grandes campanhas de vendas, é natural um aumento de transações legítimas, e isso, percentualmente, diminui a taxa de tentativa de golpes”, explica.

A maior incidência dos fraudadores se deu justamente antes da abertura “oficial” da Black Friday. Quinta-feira (23) foi o dia de maior atividade dos estelionatários, mais de 4,38% das compras foram de origem criminosa. No sábado (25), a média foi de 2,35%. Já na sexta (24) e no domingo (26) os índices ficaram abaixo da média do período: 1,42% e 0,93%, respectivamente.

Apesar de positiva para a saúde do e-commerce, a “diluição” da taxa de tentativa de fraudes durante a Black Friday não significa que o lojista deva fechar os olhos para as atividades de criminosos, mesmo em períodos de grandes campanhas. “Um e-commerce não pode ter taxas de fraude superior a 1%, sob o risco de sofrer multas e penalidades das operadoras de cartão. O ideal é que uma loja virtual mantenha este índice controlado entre 0,1% e 0,5% sobre o faturamento total, e para isso é crucial a contratação de um sistema especialista em análise de risco, que combine as melhores tecnologias disponíveis e tenha um alto índice de confiabilidade, que não sofra com instabilidades técnicas durante períodos aumento de vendas”, acrescenta Canabarro.

Confira os principais números da Konduto na Black Friday

Pedidos analisados pela Konduto: 736 mil;

Aumento de vendas na Black Friday: 63%;

Tentativas de fraude na Black Friday: 1,94%;

Ticket médio das compras fraudulentas: R$ 574,12;

Variação de tentativas de fraude na Black Friday: – 45,81%;

Dia com mais tentativas de fraude: Quinta-feira (4,38%);

Dia com menos tentativas de fraude: Domingo (0,93%);

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