Cuidado! Novo golpe do WhatsApp promete passagens aéreas gratuitas

Cuidado! Novo golpe do WhatsApp promete passagens aéreas gratuitas

De acordo com a empresa de segurança ESET, um novo golpe está sendo repassado via WhatsApp, e de quebra, também, no Facebook. Essa nova trapaça trata-se de da companhia aeréa GOL disponibilizando passagens gratuitas. Confira abaixo a posição da ESET sobre esse novo caso de phishing.

“Se a mensagem for acessada pelo celular, o usuário é levado a participar de um questionário com 4 perguntas e, em seguida, compartilhar a publicação falsa com 30 contatos de WhatsApp. No entanto, a vítima estará apenas compartilhando o golpe sem saber e fazendo com que outras pessoas também sejam vítimas. Ao acessar a publicação pelo computador, o usuário pode facilmente reconhecer a URL falsa. Além disso, o usuário é redirecionado para uma página que promete alterar a cor do serviço de WhatsApp Web, o que não tem qualquer relação com a suposta promoção”.

Assim como tantos outros casos de phishing, o intuito da ameaça é colher dados dos usuários. Até o link utilizado na mensagem é parecido com o original. Em comunicado a GOL diz que orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origens duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL: www.voegol.com.br.

Além da GOL, um golpe similar envolvendo a LATAM, que estava sendo repassado algum tempo atrás, também está de volta. Na mensagem a companhia aérea em comemoração ao seu 41º aniversário estaria disponibilizando gratuitamente duas passagens aéreas.

Como de praxe, a recomendação básica para não cair nesses golpes esdruxulos é não sair clicando em tudo que lê, e deixar a preguiça de lado e consultar o site e as midias oficiais da empresa. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X