Correios alegam que China faz maracutaia no envio de encomendas endereçadas ao Brasil

Correios alegam que China faz maracutaia no envio de encomendas endereçadas ao Brasil

Os Correios vêm “tomando porrada” de tudo quanto é lado. Além de uma crise absurda, todo o imbróglio sobre uma possível privatização, e a avalanche de críticas sobre seus serviços, a onda cada vez mais avassaladora de brasileiros fazendo compras em sites chineses, têm causado um impacto não tão satisfatório.

Isso é o que os próprios Correios dizem. Alegam que esses sites de venda chineses, como Gearbest, Aliexpress, TomTop, entre tantos outros, estão fazendo uma manobra comercial para o envio das encomendas aos consumidores brasileiros, e consequentemente reduzindo quanto os Correios poderiam lucrar com isso.

O problema, segundo a estatal, é que as mercadorias são enviadas ao Brasil como se fossem cartas simples, que têm a tarifa mais baixa, quando na verdade esse envio teria que ser por carta registrada. Nessa modalidade a tarifa é cinco vezes mais cara.

Para este ano a previsão é que cerca de 43 milhões de objetos comprados na China sejam entregues no Brasil. O lucro dos Correios deve ficar na casa dos R$ 295 milhões. Porém, caso fosse desse jeito que os Correios reivindicam, por carta registrada, o lucro seria bem maior.

Conforme ressalta o Estadão, a legislação brasileira prevê que apenas comunicação pessoal pode ser enviada por carta simples, incluindo papel, CD e pendrive. Mercadorias só podem ser despachadas por carta registrada.

Os Correios farão uma reclamação aos organismos postais internacionais para evitar que essa prática de entrega continue sendo aplicada.

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