Mais de 500 milhões de usuários já foram afetados pela mineração oculta de criptomoedas em sites

Mais de 500 milhões de usuários já foram afetados pela mineração oculta de criptomoedas em sites

Talvez você nem saiba direito o que são criptomoedas, talvez não faça a mínima ideia do que seria mineração e a forma de realizar isso, mas é bem provável que o seu computador já foi utilizado (ou ainda será) para dar uma ajudinha nos ganhos de sites que estão utilizando a capacidade de processamento dos usuários que visitam suas páginas para ganhar esse dinheiro digital, liderado globalmente pelo Bitcoin.

O caso mais famoso até então, e que já é até reincidente, envolve o site The Pirate Bay, que está utilizando o PC dos seus visitantes para minerar uma criptomoeda chamada Monero. Essa tática poderia acabar se tornando uma nova forma de monetização para os sites, substituindo os banners, que ano a ano estão ficando cada vez menos eficaz.

No entanto, esse assunto está longe, mas muito longe mesmo, de parar somente no The Pirate Bay, de acordo com informações do site Adguard, conhecida pelo Adguard Adblocker, publicou um estudo interessante que mostra a dimensão que essa questçao de sites minerando criptomoedas está tomando. Vamos aos números!

  • Mais de 500 milhões de usuários já foram afetados 
  • 220 sites do ranking dos 100 mil mais acessados de acordo com o ranking da Alexa contam com códigos, como o CoinHive (o mesmo uitlizado pelo The PirateBay) para a mineração de criptomoedas pelo browser
  • Os lucros com essa forma de monetização em apenas 3 semanas estão em torno de US$ 43.000

Sites amplamente encontrados na net, como os que oferecem filmes e séries gratuitas, de download (mais principalmente os de torrent) e pornográficos, são os que mais estão adotando essa tática da mineração. Vale também destacar que até sites de notícias estão na lista, provavelmente muitos deles devem ser de fake news.

Sim, é possível aceitar que a mineração de criptomoedas vire uma nova forma de mineração, o que não pode ser feito é esconder isso do usuário, mas quando falamos de sites obscuros, de sites de downlaod de conteúdo ilegal, por exemplo, chega ser até cômico exigir qualquer tipo de transparência.

De acordo com o Adguard, alguns nomes fortíssimos, como a rede americana CBS, chegou a utilizar o Coin Hive, em seu site, mas após o caso ter ficado famoso, com o episódio do The Pirate Bay, o javascript foi removido.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X