Lenovo lança notebook que comemora os 25 anos da série ThinkPad

Lenovo lança notebook que comemora os 25 anos da série ThinkPad

Com a compra da divisão de PCs e portáteis da IBM pela Lenovo há 12 anos, a chinesa herdou a lendária linha de computadores ThinkPad que chegou ao mercado em outubro de 1992, com o ThinkPad 700C. Para honrar os 25 anos de produtos ThinkPad a Lenovo anunciou uma versão comemorativa com claras referências ao passado, como o logotipo multicolorido e a tecla enter na cor azul.

Batizado de ThinkPad Anniversary Edition 25, o dispositivo é retrô apenas no aspecto visual, debaixo do capô, o hardware é atualizado com o que temos hoje. Tela de 14 polegadas com resolução Full HD (1920x 1080 pixels), Processador Intel Core i7 de 7ª geração (i7-7500U), 16 GB de memória RAM, SSD de 512 GB e a placa de vídeo NVIDIA GeForce 940MX.

Há também uma 1x USB Tipo-C com interface Thunderbolt 3, 3x portas USB Tipo-A, leitor SD, 1x porta HDMI, 1x porta Ethernet e 1x leitor de digitais na parte direita do teclado, compatível com o recurso de autenticação do Windows 10, o Windows Hello.

As specs do primeiro aparelho, lançado há 25 anos eram as seguintes:

  • Tela de 10,4 polegadas com resolução de 640×480 pixels
  • Processador 486 de 25 MHz
  • 4 MB de memória RAM
  • Sistema MS-DOS 5.0

25 anos de uma história marcante

O primeiro modelo ThinkPad, o 700C, e que serve de inspiração para o ThinkPad Anniversary Edition 25, foi lançado há exatos 25 anos. Projetado por Richard Sapper nos laboratórios Yamato no Japão. O design foi inspirado no Bentō, uma espécie de marmita popular no Japão.

Lenovo ThinkPad 700C

Com mais de 130 milhões de unidades vendidas, David Hill, ex-chefe de design da Lenovo diz que o design da linha ThinkPad cria uma relação poderosa e sinérgica entre forma e função. Há o equilibrio entre estética sofisticada, experiência de usuário cuidadosamente planejada e engenharia de renome para oferecer produtos superioes, completa Hill.

Gianfranco Lanci, presidente da Lenovo, diz que nesses 25 anos a linha ThinkPad ajudou a revolucionar a maneira como fazemos as coisas. Negócios, educação, sáude, transporte e finanças, são alguns segmentos que a computação móvel revolucionou, e tem a participação da ThinkPad.

Para o futuro, Lanci projeta que os próximos 25 ans serão uma oportunidade para as novas gerações descobrirem as maravilhas do ThinkPad. Enquanto houver necessidade dos clientes a serem supridas, haverá um ThinkPad para soluciona-los, completa o executivo.

Preço e data de disponibilidade:

O ThinkPad Anniversary Edition 25 chegará apenas em algumas regiões e um número bem restrito de unidades. Na Europa, serão vendidas 625 unidades. Cada uma sai por 2.379 euros, cerca de R$ 8.7360, em conversão direta.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X