Avast: 65% dos brasileiros estão preocupados com a espionagem de cibercriminosos através da webcam

Avast: 65% dos brasileiros estão preocupados com a espionagem de cibercriminosos através da webcam

Uma pesquisa da Avast revelou que 65% dos brasileiros estão preocupados com cibercriminosos que possam espioná-los através da câmera de seus computadores. Entre os americanos e canadenses, esse número é de 61%. As ferramentas que podem hackear a webcam de um computador estão disponíveis no mercado ou mesmo no darknet – em alguns casos, são gratuitas. Embora muitos computadores tenham uma luz que indique que a webcam foi ativada, há ferramentas que podem evitar que esta luz seja acesa.

A pesquisa online, realizada pela Avast em outubro, apontou que os brasileiros estão mais conscientes de que os cibercriminosos podem espioná-los sem que a luz indicadora da webcam seja acesa – em comparação com os resultados globais. Mundialmente, dois em cada cinco (40%) dos entrevistados desconhecem a ameaça, enquanto 50% dos brasileiros afirmam ter conhecimento da possibilidade.

Muitos, como o ex-diretor do FBI, James Comey e o CEO do Facebook, Mark Zuckerburg, cobrem fisicamente suas webcams para evitar que espiões indesejados possam vê-los. No entanto, apesar das preocupações serem altas, apenas 37% dos brasileiros cobriram fisicamente a webcam do computador. A prática é maior entre usuários dos Estados Unidos (52%) e do Canadá (55%).

 Mark Zuckerburg, e sua webcam tampada

“Cobrir webcams é um bom começo, mesmo que muitas vezes seja inconveniente para as pessoas que frequentemente usam a câmera do computador”, disse Ondrej Vlcek, CTO e EVP Consumer Business na Avast. “Nós, portanto, lançamos para os usuários do AVG e Avast um recurso que oferece o controle total sobre quem pode usar suas câmeras, sem que tenham que cobri-las fisicamente”, completou.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X