Malware encontrado no CCleaner afetou mais de 2,27 milhões de usuários

Malware encontrado no CCleaner afetou mais de 2,27 milhões de usuários

De acordo a Talos Intelligence, uma unidade de análise da Cisco, o CCleaner, software amplamente conhecido e com 13 anos de mercado acabou servindo de intermediário para que um malware fosse repassado para os seus usuários. A falha do software criado pela Piriform, recém-adquirida pela Avast em julho, já afetou mais de 2,27 milhões de usuários.

A versão comprometida, é a 5.33. O software foi comprometido após um grupo de hackers invadir se infiltrar nos servidores da Piriform. A ameaça tinha o objetivo de colher informações dos usuários, como nome do computador, endereço de IP, lista de softwares instalados, lista de programas ativos, lista de adaptadores de rede, entre outras coisas.

A Avast se pronunciou sobre o assunto, dizendo que os usuários não têm que se preocupar já que seus especialistas foram capazes de neutralizar a ameaça antes que a coisa ficasse mais séria. 

Além do CCleaner 5.33, a ameaça também afetou o CCleaner Cloud 1.07. A companhia recomenda que os usuários que utilizam o CCleaner atualizem imediatamente para a versão 5.4. Já o CCleaner Cloud a atualização foi repassada de forma automática.

Embora esse popular software de “faxina” está disponível para vários sistemas, apenas a versão para Windows de 32-bit. Os números do CCleaner são realmente impressionantes, o software em toda sua história já foi baixado mais de 2 bilhões de vezes. O crescimento é de em média 5 milhões de novos usuários por semana.

Você também deve ler!

Confira o comunicado oficial da Avast sobre a falha de segurança no CCleaner

Conversamos com um especialista sobre o ataque hacker sofrido pelo CCleaner

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X