HP lança (de novo) update que bloqueia cartuchos de terceiros

HP lança (de novo) update que bloqueia cartuchos de terceiros

A HP que lidera o mercado de impressoras, com 36%, e que se fortaleceu ainda mais no ano passado com a aquisição da divisão printer da Samsung por US$ 1,05 bilhão, está envolvida novamente em um polêmica com um dos seus updates de firmware. 

Mais de 50 usuários estão reclamando que esse novo firmware está simplesmente bloqueando o uso de cartuchos “não genuínos da HP”, isto é, os produzidos por terceiros mas que são compatíveis com as impressoras produzidas pela gigante americana.

O firmware em questão foi projetado para um bom número de modelos, como a OfficeJet 6800, OfficeJet Pro 6200, 6800, 8600, e a série OfficeJet Pro X 400/500.

Ao detectar o uso de um cartucho “não genuíno”, a impressora apresenta uma imagem com uma mensagem de erro, afirmando que um ou mais cartuchos podem estar danificados, e pede a remoção ou a substituição. Usuários desavisados num primeiro momento podem pensar que é realmente um problema com o cartucho, mas na verdade é um bloqueio imposto pela HP.

Essa não é a primeira vez que a HP toma esse tipo de atitude. Em setembro de 2016, foi o primeiro caso. Após mais de 10.000 reclamações enviadas à Electronic Frontier Foundation, a companhia se desculpou e removeu o bloqueio.

Em relaçao a esse novo caso, a HP ainda não se pronunciou.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X