Golpe do WhatsApp envolve novamente um falso cupom das lojas O Boticário

Golpe do WhatsApp envolve novamente um falso cupom das lojas O Boticário

Em maio a empresa brasileira de segurança PSAfe alertou sobre um golpe do WhatsApp que prometia um falso cupom de R$ 150 para compras nas lojas O Boticário. Mais de 50 mil pessoas foram vítimas. E agora, novamente uma trapaça está sendo repassado pelo mensageiro instantâneo mais utilizado no Brasil, prometendo um novo cupom, dessa vez de R$ 150. De quarta-feira (26/09) até o momento, a empresa de segurança mais de 400 mil usuários foram alvo.

Ao acessar o link malicioso, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para ganhar o suposto voucher (“Você fez compras na O Boticário no ano passado?”; “Você já usou o site  do Boticário antes?” e “Você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”). Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada a uma página que solicita o cadastro em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou, então, pede que os usuários baixem apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro.

Emilio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe diz que é muito comum que cibercriminosos usem os nomes de marcas reconhecidas para criar e promover golpes. Por este motivo, é preciso que as pessoas fiquem atentas a qualquer tipo de promoção exagerada que chega por mensagens, checando sempre se o benefício é real, ao entrar em contato diretamente com a empresa. Além disso, é imprescindível que se tenha instalado um software de segurança com a função ‘antiphishing’,

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