20,3% dos computadores da Polícia de Manchester ainda utilizam o Windows XP

20,3% dos computadores da Polícia de Manchester ainda utilizam o Windows XP

Mesmo com todas as questões de segurança envolvidas, muitas das companhias que utilizam sistemas operacionais defasados se “sustentam” no argumento que devido alguns softwares a questão de fazer a migração para SO mais recentes é uma tarefa mais complicada. Isso é o que diz um porta-voz da Polícia de Manchester, que ainda utiliza 20.3% dos computadores (cerca de 1.518 máquinas) ainda rodam o Windows XP, que não recebe mais suporte oficial desde abril de 2014, e que atualmente conta com uma participação de mercado de 6,07%, de acordo com dados da NetMarketShare.

Steven Murdoch, especialista em cibersegurança da University College London comentou que caso as máquinas da Polícia que usam o Windows XP estejam expostas à internet o problema é mais sério. Caso estejam desconectadas é menos preocupante, mas que ainda sim é um risco

O porta-voz da Polícia diz que devido ao uso de vários softwares específicos migrar de sistema é mais difícil, mas que eles estão fazendo o possível para continuar reduzindo gradativamente a presença do Windows XP em seus computadores.

Esse ano outros fatos curiosos envolvendo o Windows XP vieram à tona. Em junho, com a inauguração do HMS Queen Elizabeth, maior porta-aviões do Reino Unido, foi descoberto que o sistema utilizado é o XPMichael Fallon, secretário de defesa, disse que a previsão de atualização é para os próximos 10 anos.

A participação do Windows XP no mundo corporativo, ainda é bem acentuada. Um estudo da Spiceworks, revelou que essa versão ainda é utilizada por 52% das empresas ao redor do mundo.

Em alguns casos o uso de sistemas descontinuados pode ser ainda mais arcáico. Em entrevista ao Defense OneDaryl Haegley, um dos responsáveis pela gestão dos sistemas eletrônicos do Pentágono, disse que 75% dos computadores utilizam alguma versão desatualizada do Windows, como o XP, 98 e até o 95, que completou 22 anos no mês passado.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X