Intel confirma que 9ª geração Intel Core (Ice Lake) será baseada em 10nm

Intel confirma que 9ª geração Intel Core (Ice Lake) será baseada em 10nm

Após 4 gerações (incluindo os Coffe Lake que serão oficialmente lançados no dia 21 de agosto), a Intel confirmou que a família de chips Ice Lake, que marca a 9ª geração Intel Core, será baseada na litografia de 10nm.

Esse processo demorado está relacionado com a estratégia da Intel, que enfatiza um melhor aproveitamento da litografia, ao longo do tempo vai sendo aprimorada e melhorando. Os 14nm já foram utilizados nas gerações Broadwell, Skylake, Kaby Lake e também será utilizado na 8ª geração Intel Core, Coffee Lake, que promete entregar 30% mais performance que a geração atual.

Ice Lake será a forma de “estabilizar” o processo de fabricação em 10nm, já que em 2017 a Intel ainda deve apresentar o primeiro chip em 10nm, Cannonlake, que coexistirá com os Coffe Lake, baseado em 14nm. S

eguindo o ‘ritual” que a companhia chama de “Processo-Arquitetura-Otimização” substituta do tick-tock, os 10nm do Ice Lake devem ser chamado de 10nm+, uma forma da Intel descrever que essa é uma versão aprimorada em relação aos 10nm do Cannonlake.

Embora o Ice Lake não seja o primeiro chip de 10nm, da Intel, essa família deve ser a primeira a trazer essa tecnologia para um chip de desktop da gigante de Santa Clara, já que o Cannonlake, deve ser reservado apenas para dispositivos móveis. A estreia da geração Ice Lake deve acontecer apenas em 2018. 

Você também deve ler!

Intel diz que seus chips de 10nm serão muito superiores aos da concorrência pela questão do número de transistores

Além dos 10nm, a Intel já está olhando mais a frente e se preparando para novas transições. Em fevereiro foi anunciado o investimento de US$ 7 bilhões na Fab42, fábrica que começou a ser construída em 2011, e que será finalizada nos próximos 3 ou 4 anos. Essa sérá a fábrica que a Intel utilizará para a construção de processadores baseados em 7nm, que devem ser lançados em 2021.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X