Governo aprova versão eletrônica da CNH

Governo aprova versão eletrônica da CNH

Cotran (Conselho Nacional de Trânsito), aprovou a CNH-e, uma versão digital da habilitação. Graças a essa novidade será possível consultar ou apresentar a documentação através de um aplicativo no smartphone.

A habilitação eletrônica entrará em vigor a partir de fevereiro de 2018, e a sua identificação será feita através da leitura do QRCode ou certificado digital. A emissão da CNH impressa continuará normalmente, essa versão digital é apenas uma alternativa.

Os interessados na CNH-e terão que realizar um cadastro no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ou através de uma unidade do Detran ( Departamento Estadual de Trânsito).

Caso, o telefone seja roubado, por exemplo, será possível bloquear o serviço através do certificado digital pelo Portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.

As 4 etapas para a CNH-e:

Cadastro : O usuário realizará o cadastro no Portal de Serviço do Denatran e confirma seu email com o uso de certificado digital. Para isso, o acesso deve ser efetuado por um equipamento que permite o uso desse certificado; ou por meio do seu e-mail, no balcão do Detran.

Ativação do cadastro: Será enviado um link para o email informado. Em seguida, o motorista deverá realizar o login pelo aparelho onde deseja ter sua CNH digital.

Segurança: No primeiro acesso, será preciso criar um PIN (código) para armazenar os documentos com segurança. Será preciso inserir o PIN criado para poder visualizar os documentos.

Exportar: a CNH eletrônica, conferido autenticidade aos dados do documento através da assinatura digital do Denatran. Essa autenticidade pode ser verificada no Assinador Digital.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X