Malware intitulado Fireball já infectou mais de 250 milhões de computadores ao redor do mundo

Malware intitulado Fireball já infectou mais de 250 milhões de computadores ao redor do mundo

E lá vamos nós de novo, após o grande estardalhaço causado pelo ransomware WannaCry, temos uma nova ameaça que está fazendo milhões de vítimas ao redor do mundo, o malware Fireball, descoberto pela empresa de segurança Check Point. Diferentemente do WannaCry, o Fireball não é um ransomware, e sim um adware, ao infectar o computador, mais precisamente através dos navegadores, a máquina se torna “zumbi”com o intuito que o tráfego web seja manipulado para os que cibercriminosos consigam ganhar dinheiro através de uma enxurrada de anúncios. Até o momento mais de 250 milhões de computadores já foram infectados.

De acordo com a Check Point o Fireball já infectou comprometeu cerca de 26% de PCs de redes corporativas espalhadas pelo mundo. Dentre os países mais afetados a Índia aparece em primeiro lugar (25,3 milhões de PCs infectados) seguido pelo Brasil, com 24,1 milhões de PCs infectados. Os sistemas operacionais afetados sao Windows e Mac OS. O método de distribuição do malware utiliza a clássica tática de softwares que acabam sendo instalados juntos com aquele que você desejava, e como realmente muitos não prestam atenção ao processo de instalação, acabam levando essas “prendas”. Na China por exemplo, o vírus está sendo distribuido em conjunto com Deal Wi-Fi, Mustang Browser, Soso desktop, FVP Imageviewer, entre outros.

A agência digital chinesa Rafotech é a responsável pela ameaça. A ideia da empresa foi criar uma ameaça que substituísse os motores de busca padrão dos navegadores por alguma opção pré-determinada como o trotux.com. Segundo dados da Alexa 14 dos motores de busca falsos utilizados pela Rafotech estão entre as 100.000 páginas mais populares. Confira abaixo a lista completa dos domínios utilizados pelo Fireball:

attirerpage[.]com

s2s[.]rafotech[.]com

trotux[.]com

startpageing123[.]com

funcionapage[.]com

universalsearches[.]com

thewebanswers[.]com

nicesearches[.]com

youndoo[.]com

giqepofa[.]com

mustang-browser[.]com

forestbrowser[.]com

luckysearch123[.]com

ooxxsearch[.]com

search2000s[.]com

walasearch[.]com

hohosearch[.]com

yessearches[.]com

d3l4qa0kmel7is[.]cloudfront[.]net

d5ou3dytze6uf[.]cloudfront[.]net

d1vh0xkmncek4z[.]cloudfront[.]net

d26r15y2ken1t9[.]cloudfront[.]net

d11eq81k50lwgi[.]cloudfront[.]net

ddyv8sl7ewq1w[.]cloudfront[.]net

d3i1asoswufp5k[.]cloudfront[.]net

dc44qjwal3p07[.]cloudfront[.]net

dv2m1uumnsgtu[.]cloudfront[.]net

d1mxvenloqrqmu[.]cloudfront[.]net

dfrs12kz9qye2[.]cloudfront[.]net

dgkytklfjrqkb[.]cloudfront[.]net

dgkytklfjrqkb[.]cloudfront[.]net/main/trmz[.]exe

 

Além de controlar o comportamento de browsers como Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, entre outros, a ameaça abre brechas para que a vítima possa ser espionada e que algum malware adicional seja instalado.

Recomendações da Chek Point para se livrar do Fireball:

– Procurar o Fireball na lista de softwares instalados no computador, e fazer a remoção

– Executar alguma ferramenta  de limpeza de adware

– Resetar as configurações do navegador

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X