Maior porta-aviões do Reino Unido utiliza o Windows XP

Maior porta-aviões do Reino Unido utiliza o Windows XP

Esse monstro da foto acima é o HMS Queen Elizabeth, maior porta-aviões do Reino Unido, que demorou cerca de 8 anos pra ser desenvolvido, com cerca de 10.000 pessoas envolvidas no processo de fabricação e custo de 3,5 bilhões de libras. Seus 280 metros garantem capacidade de transportar até 40 aeronaves F-35 e uma tripulação de até 1600 pessoas. Só tem um probleminha, roda o Windows XP. Sistema já descontinuado, e que pegando a base dos ciberataques recentes, envolvendo ransomware, o estrago causado pode ser gigantesco.

O navio fez recentemente o seu primeiro passeio de demonstração para cerca de 700 pessoas, entre 17 e 58 anos, e claro que alguns meios de imprensa presentes no evento, como o britânico The Guardian, não deixaram passar batido essa questão do uso do Windows XP.  Michael Fallon, secretário de defesa, quando perguntado não foi preciso ao motivo do uso do sistema, ele acredita que está relacionado aos sistemas informativos de navios de guerra antigos, que foram testados e provaram sua eficácia.

Fallon também minimizou as chances de ataque, dizendo que o HMS Queen Elizabeth está fora de perigo de possíveis ataques cibernéticos, graças a um grupo dedicado de especialistas que estão a todo momento atentos com ameaças em potencial. Esse é o tipo de discurso que os cibercriminosos adoram!

Além disso, Fallon confirmou que eles já estão considerando a atualização de sistema e softwares obsoletos para daqui uma década, isto mesmo, prazo de 10 anos. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X