A partir de setembro Anatel começará a bloquear celulares xing-ling no Brasil

A partir de setembro Anatel começará a bloquear celulares xing-ling no Brasil

A partir de do dia 30 de junho a Anatel começará a notificar por SMS os usuários que contam com os famosos xing-ling ainda não registrado com nenhuma operadora. Dentre os principais modelos desses celulares que não contam com um IMEI válido registrado na base de dados da GSMA, o mais famoso é o HiPhone, cópia do iPhone, da Apple. Após a notificação, os aparelhos deixarão de funcionar em até 75 dias, meados de setembro. 

A base dos dispositivos que estão em uso no Brasil, registrados nas operadoras brasileiras, não serão afetados. O bloqueio fica apenas para aqueles que estão pensando em comprar um novo HiPhone, por exemplo. A ideia é frear esse mercado paralelo, já que de acordo com o TeleTime, são ativados mensalmente cerca de 1 milhão de aparelhos. No ano passado foram registrados 13 milhões de celulares xing-ling. 

Por outro lado, as operadoras estão com receio que essa medida impacte a base de usuários, principalmente com aqueles que não podem comprar telefones mais caros, de marcas reconhecidas e credenciadas. 

Versões importadas dos dispositivos vendidos no Brasil, ou até aqueles de marcas que não tem presença no cenário nacional, como HTC e OnePlus não serão afetados, já que contam com IMEI válido. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X