Gafe histórica: IBM envia malware via pendrive para clientes corporativos

Gafe histórica: IBM envia malware via pendrive para clientes corporativos

A centenária IBM cometeu uma falha terrível em um setor que a companhia é referência, o corporativo. Malwares foram enviados acidentalmente via pendrive para alguns dos clientes que utilizam o sistema de armazenamento Storwize. A ameaça contamina a ferramenta de inicialização presente na unidade USB, e permite que o atacante possa controlar a máquina de forma remota. Windows, Mac OS e Linux podem ser afetados.

A companhia não revelou o número exato de pendrives infectados. O que se sabe até o momento é que os modelos infectados são os seguintes: IBM Storwize V3500 – 2071 02A e 10A, V3700 – 2072 12C, 24C e 2DC, V5000 – 2077 12C e 24C e V500 – 2078 12C e 24C. Modelos cujo número de série começa com 78D2, não foram afetados. 

A IBM recomenda a destruição do pendrive, ou a remoção do malware. Basta ir até %TMP%\initTool (Windows) ou /tmp/initTool (Linux e Mac OS), e deletar a pasta. É possível fazer o download da nova “InitTool” através do site FixCentral. Utilizar um bom antivírus para realizar um scan nos sistemas em que o pendrive foi espetado também é aconselhável.

A IBM informou que novas unidades não serão distribuidas com a ameaça.

Fonte(s): IBM

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X