Desenvolvedor lança ferramenta gratuita para descriptografar os arquivos infectados pelo ransomware WannaCry

Desenvolvedor lança ferramenta gratuita para descriptografar os arquivos infectados pelo ransomware WannaCry

Vítimas do tenebroso ransomware WannaCry que utilizam o Windows XP, Windows 7, Windows Server 2003, Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2 e que ainda não reiniciaram o PC podem resgatar os arquivos criptografados através da ferramenta Wanakiwi, desenvolvida por Benjamin Delpy, a partir do aprimoramento de uma outra ferramenta chamada WannaKey, desenvolvida por Adrien Guinet, que consegue resgatar os arquivos apenas no Windows XP. 

Clique aqui para baixar o Wanakiwi

Por que as ferramentas só funcionam em PCs que ainda não foram reiniciados?

Esse detalhe está relacionado a forma como o WannaCry lida com a chave para a descriptografia dos arquivos. A chave se baseia em dois números primos, que rapidamente é excluída assim que o usuário é infectado, porém os tais números continuam salvo na memória RAM. O que a ferramenta faz é encontrar essa chave na RAM. Porém como a memória RAM é de acesso aleatório quando o PC é reiniciado os dados são perdidos.

Você também deve ler:

MTS RJ 2017: Painel discute o ransomware que abalou o mundo, o WannaCry

Entendendo o ataque do ransomware WannaCry 2.0

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X