Antivírus nativo da Microsoft no Windows 7 é tão seguro quanto o AVG, isso é o que mostra a AV-Test

Antivírus nativo da Microsoft no Windows 7 é tão seguro quanto o AVG, isso é o que mostra a AV-Test

Em janeiro, um ex-engenheiro da Mozilla causou uma grande repercussão ao afirmar eu seu blog que dos antívirus o único que realmente faz um bom trabalho na parte de segurança é o Windows Defender, que evoluiu do Microsoft Security Essentials, o antivírus nativo do Windows. Deixando um pouco de lado essa visão muito radical, de desmerecer todos os outros, a verdade é que se a solução de segurança do Windows não for melhor que algumas opções de terceiros, ela é pelo menos similar. Isto é o que mostra o teste mais recente da AV-Test, empresa líder de testes e fornecimento de certificados de segurança, e que é bastante utilizada como marketing pelas empresas de antivírus, para mostrar como os seus softwares são bons.

Dados de fevereiro de 2017 da AV-Test mostram que o Microsoft Security Essentials (MSE), encontrado no Windows 7 consegue rivalizar facialmente com opções de terceiros quando o assunto é proteção. A solução nativa da Microsoft alcançou 5,5 pontos no quesito segurança (o máximo é 6), contra 5 pontos do AVG e 6 pontos do Avast, por exemplo. O antivírus do Windows conseguiu proteger o computador de 100% dos ataques 0-Day (aqueles que ainda não são de conhecimento da empresa responsável pelo software contaminado). A detecção de malware alcançou 99,3%.

Em relação ao consumo de recursos da máquina, o Microsoft Security Essentials fechou com média 5, enquanto o AVG fechou com 5,5. Nesse caso a média do MSE é mais baixa pelo fato de causar um impacto menor na performance do computador.

No geral, dentre todas as opções de segurança verificadas para o Windows 7, o Bitdefender, o F-Secure e o Kaspersky, são os melhores, os três alcançaram a pontuação máxima.

Por enquanto esse levantamento de fevereiro da AV-Test lista apenas as soluções para o Windows 7, porém a empresa também está preparando os dados mais recentes no Windows 10. Em outubro de 2016, última avaliação para as soluções do Windows 10, o Windows Defender recebeu uma nota 3 em segurança. A nova atualização do sistema, o Creators Update, vai trazer uma série de mudanças para a solução nativa de segurança da Microsoft, vamos ver se isso vai impactar no nível de proteção do software.

A conclusão até então, é que pelo menos no Windows 7, que já é um sistema ultrapassado e que depende e muito que soluções de segurança sejam instaladas para coibir ataques, o Microsoft Security Essentials se sai muitíssimo bem, tão bem quanto outras opções mais tradicionais.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X