Mozilla demite 50 funcionários e o Firefox OS está oficialmente “enterrado”

Mozilla demite 50 funcionários e o Firefox OS está oficialmente “enterrado”

No final de 2015 a Mozilla decidiu encerrar o desenvolvimento do Firefox OS para smartphones, e se concentrar somente no mercado de SmartTVs, alguns indícios apontavam inclusive que a companhia iria inclusive abraçar a onda da Internet das Coisas para tentar impulsionar o seu sistema baseado em padrões abertos por outros caminhos e dispositivos. Infelizmente isso não irá acontecer. A Mozilla anunciou a demissão de 50 pessoas envolvidas com o desenvolvimento do Firefox OS, incluindo Ari Jaaksi, que era o responsável por comandar a divisão de desenvolvimento do sistema.

Os planos do Mozilla OS sempre foram ambiciosos, o projeto que começou a se desenhar em 2012, tinha planos de ser um representante de peso no mercado mobile, uma força da comunidade de software livre contra o Android, do Google, e o iOS, da Apple. Porém diferentemente dos seus concorrentes, o Firefox OS estava disposto a alavancar os smartphones mais baratos e alternativos, focando em mercados emergentes A verdade é que nada funcionou como esperado, em 2015, quando anunciou o encerramento do sistema para os smartphones, a Mozilla disse que não estava em condições de oferecer a melhor experiência mobile, e por isso estava deixando de oferecer smartphones com o Firefox OS.

No mercado de SmartTVs o sistema também não emplacou, o único parceiro foi a Panasonic, que apostou na ideia e colocou no mercado alguns modelos com o Firefox OS.

A Mozilla diz que mudou a estratégia em relação as oportunidades oferecidas pela Internet das Coisas, que envolve parar de lançar produtos comerciais e concentrar os esforços em pesquisa e desenvolvimento avançado.

A fundação Mozilla se voltará para o seu principal trunfo, o navegador web Firefox, que ao longo dos anos perdeu participação no mercado. Talvez a melhor alternativa para a fundação seja justamente essa, se concentrar no que a tornou referência.

Queremos saber a sua opinião sobre esse assunto. A decisão de abandonar o Firefox OS e se concentrar no desenvolvimento de tecnologias para o Firefox foi a melhor alternativa? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X