Lenovo diz que preço dos computadores irá aumentar devido a escassez de baterias e LCDs

Lenovo diz que preço dos computadores irá aumentar devido a escassez de baterias e LCDs

Além de ter no retrovisor certos nichos de mercado que estão ganhando cada vez mais espaço, como o de produtividade e o gamer, os PCs mais básicos em 2017 continuarão sofrendo com a escassez de alguns componentes.

Em janeiro noticiamos que a escassez de memórias Flash NAND, além de estar atrasando alguns lançamentos de SSDs de maior capacidade de empresas como a Samsung, também está elevando o preço dessas unidades, como também das memórias RAM. Juntando-se nessa “bola de neve do caos”, Gianfranco Lanci, presidente da Lenovo, disse que displays LCD e baterias também estão sofrendo com a forte demanda, e que a tendência é que o preço dos computadores continue aumentando nos próximos meses. O aumento nos preços de baterias e display é esperado para o segundo trimestre de 2017.

Embora essa corrida dos fabricantes em investir mais para conseguir atender a demanda dos componentes também afete o preço daqueles que são voltados para máquinas mais caras como as que se encaixam no perfil gamer, o aumento no preço é bem mais impactante em computadores mais básicos, já que hoje em dia, muitas pesquisas apontam que esse tipo de computador está ficando de lado, e que as pessoas estão preferindo investir em soluções melhores e mais inovadores, que sim, custam mais caro, mas que atenda certas expectativas. O fator que joga a favor dos PCs mais básico é o preço, com componentes mais caros, nem esse trunfo sobrará. O lugar dos PCs mais básicos, conhecidos como “para navegar na internet”, estão sendo substituidos pelos smartphones.

Além da escassez, Mikako Kitagawa, analista do Gartner diz que os fabricantes de PCs estão aumentando o preço dos computadores para conseguir obter mais lucro em um mercado que não anda bem das pernas há muito tempo. De acordo com Francisco Ferreira, Diretor de Varejo da Daten, 2017 é o ano para a guinada do mercado de PCs, porém essa guinada que o executivo cita é baseada em uma série de conceitos inovadores apresentados na CES 2017. O mercado de PCs tem tudo para se recuperar, porém essa recuperação não passa pelo modelo padrão que conhecemos como computador, e sim por novas ideias, que atraiam o consumidor. Esse é um dos motivos para que tantas empresas estão investindo atualmente em soluções como os 2 em 1. 

“A CES (Consumer Electronics Show), principal feira anual de tecnologia do mundo, trouxe diversas novidades que serão tendências nos próximos anos. PCs com sensores para escanear objetos em 3D, monitores com tecnologia 8K ou múltiplas telas acopladas, computadores com projetores embarcados, aparelhos com design mais refinado e materiais mais resistentes – como metal no lugar de plástico –, máquinas equipadas com sistema de resfriamento especial. São muitas as características que podem ainda ser implementadas e que transformarão os tradicionais PCs em dispositivos aspiracionais, inovadores e indispensáveis nos lares e escritórios brasileiros, diz Francisco Ferreira

Vale ressaltar que o mercado de computadores de baixo custo não irá morrer, Kitagawa diz que sempre haverá computadores para esse perfil, o de entrada, porém com ainda menos força no mercado, e é claro que menos força passa por menos modelos com esse perfil. Por mais que a configuração seja básica, os fabricantes continuarão buscando novos conceitos ou aplicando os que são tendência no momento, como é o caso dos híbridos.

O presidente da Lenovo não entrou na questão de quanto seria esse aumento no preço dos computadores, porém podemos pegar como base como está crescendo o preço de alguns componentes. A memória RAM já subiu 30% nos últimos meses, e a previsão é que alcance 40% ainda no primeiro trimestre de 2017. E no caso dos SSDs, assim como já comentamos nesse artigo, a DRAMeXchange alerta que a expectativa é que o valor cresca em até 25%.

Gostariamos de saber a sua opinião. Desktops de entrada ainda são relevantes? Participe abaixo da nossa enquete

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X