Microsoft começa a exibir pop-up no Windows 10 para incentivar o usuário a instalar extensão no Google Chrome

Microsoft começa a exibir pop-up no Windows 10 para incentivar o usuário a instalar extensão no Google Chrome

Pela quinquagésima centésima vez o debate da forma como a Microsoft usa o cerco fechado do seu sistema está em pauta. Além de ter sido muito criticada durante o processo de update do Windows 10 para os usuários do Windows 7 e WIndows 8.1, devido aos métodos no mínimo estranhos, utilizados para dar um empurrãozinho no seu novo sistema.

No ano passado a gigante de Redmond utilizou alguns pop-ups na barra de tarefas do Windows para destacar que o Edge é melhor que a concorrência, como, por exemplo, a mensagem que dizia que o browser é mais seguro que o Firefox. No caso do Chorme, a mensagem em destaque era que o Edge era mais econômico em relação ao consumo de bateria, item que é sempre muito buscado pelos usuários de dispositivos móveis.

O ponto que alguns usuários e grande parte da imprensa (me incluo nisso) reclamam, não é a Microsoft destacar essas informações, já que o aprimoramento de um software é um grande incentivador para que mais e mais usuários sintam vontade de aderir, além de ser uma grande ferramenta de marketing para a empresa.

O problema é utilizar os meandros do sistema, para divulgar isso, é praticamente uma ação sem um direito de resposta direta para o concorrente, ou então imagine se tivesse esse direito de resposta, o sistema volta e meia ficaria exibindo mensagens do tipo: sou melhor nisso, e em contrapartida o concorrente destacaria que é melhor no outro ponto. Para a experiência de uso seria algo extremamente chato, e que não vingaria, já que obviamente a Microsoft não permitiria que o Firefox, por exemplo, utilizasse a barra de tarefas do Windows para dizer que é melhor do que o Edge em alguma coisa.

A situação da vez, envolve novamente a questão dos pop-ups, só que em vez de um ataque direto ao concorrente, é apenas um alerta sobre uma extensão produzida pela própria Microsoft para o Google Chrome, a ideia é incentivar que os usuários do navegador do Google instalem o complemento. 

A extensão em questão é o Personal Shopping Assistant, que é um comparativo de preços, e que existe há cerca de um ano, mas que recentemente recebeu um update, e é claro que a Microsoft está divulgando essa nova versão. De acordo com o site Myce, que foi quem descobriu o pop-up, uma mensagem acima do ícone do Google Chrome, na barra de tarefas sugere o Personal Shopping Assistant, como uma forma rápida de comparar preços online.

No final das contas a extensão está sendo mal avaliada na página de complementos do Chrome (Chrome Web Store). Muitos usuários estão avaliando a extensão com apenas uma estrela. Os comentários acusam o modo de divulgação da Microsoft como spam, e que a ferramenta não funciona direito.

Em declaração ao Thurrott.com, a Microsoft, disse que anúncios como esse para o Google Chrome é parte dos testes para oferecer novas informações e recursos que incrementam a experiência do usuário com o Windows 10.

Qual a sua opinião sobre isso? Criticar essa postura da Microsoft é um exagero? Deixe abaixo seu comentário.

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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