A escassez de chips NAND continuará elevando o preço das memórias RAM

A escassez de chips NAND continuará elevando o preço das memórias RAM

Citamos neste artigo o SSD como um dos produtos mais prejudicados com a escassez de memória Flash NAND no mercado, que está afetando inclusive empresas gigantes e bem estruturadas nesse segmento, como a Samsung. Além dos SSDs, a memória RAM, é outro produto que está tendo o preço impactado diretamente pela forte demanda de chips NAND, e infelizmente de acordo com alguns analistas o preço continuará subindo. A estabilização deverá ocorrer apenas no terceiro trimestre de 2017, segundo a declaração de Pei-Ing Lee, presidente da Nanya Technology ao DigiTimes.

A escassez dos chips de memória Flash vai muito além da demanda por SSDs e memórias RAM. Atualmente o mercado de smartphones é sem dúvida o maior exemplo de uso desses chips, e as empresas estão tendo que correr atrás para suprir a demanda (esse correr atrás passa pelo investimento em novas fábricas), isso aliado é claro ao mercado de hardware em si. A chegada dos processadores Kaby Lake aumentou por tabela a procura por RAM. Vale lembrar que os processadores Ryzen da AMD estão bem perto de serem lançados, mais um ponto para o aumento da demanda por memórias.

Com a variação atual do preço das memórias RAM, nem é aconselhável dizer que esse é o melhor momento para comprar novos módulos, mas caso você esteja interessado nesse upgrade, é melhor ir se adiantando, porque o preço continuará subindo nos próximos meses.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X