Ransomware invade Smart TV da LG e pede US$ 500 de “resgate”

Ransomware invade Smart TV da LG e pede US$ 500 de “resgate”

A ESET disse recentemente que em 2017 os ataques via ransomware em dispositivos da internet de todas as coisas serão intensificados. Isso significa que aparelhos que até uns anos atrás estavam offline e hoje em dia estão conectados, estarão mais sujeitos a invasões por esse malware que se caracteriza por obrigar o usuário a pagar uma espécie de resgate para que dados ou acesso sejam restabelecidos. Esse ano tivemos o exemplo de termostato hackeado por um ransomware.

O aparelho mais tradicional que há alguns anos ganhou conexão com à internet e se reinventou no mercado é o televisor, com as já tradicionalíssimas Smart TVs, que permitiu um leque completamente diferente de possibilidades, que vão muito além de sentar no sofá e assistir um filme ou série. Não é de hoje que pesquisadores alertam que esse tipo de TV pode ser hackeada, em 2012 alguns modelos da Samsung já eram citados como alvos em potencial para cibercriminosos. 

Atualmente o queridinho do cibercrime é o ransomware, já que além de pregar uma peça no usuário essa ameaça é altamente lucrativa, e com a disseminação de criptomoeadas como o Bictoin facilitou que o invasor receba o dinheiro do resgate sem deixar rastros. Desde maio de 2015 um ransomware chamado Flocker tem sido colocado como uma perturbação para as TVs inteligentes. A TV infectada com essa ameaça é bloqueada e uma mensagem ao estilo “somos do FBI e através de uma varredura encontramos arquivos suspeitos no dispositivo” é exibida. Além de tentar causar pânico no usuário obviamente a mensagem coloca como solução o pagamento de uma certa quantia.

Isso é o que aconteceu com a TV LG 50GA6400 do engenheiro de software Darren Cauthon. Esse modelo foi lançado pela LG em 2013 e era embarcada com o Google TV, um sistema já descontinuado pelo Google, substituído pelo Android TV. No caso da LG atualmente traz em suas Smart TVs, o WebOS, um sistema código-aberto baseado em Linux.

Conexão com à internet, sistema descontinuado e mau uso, é um prato cheio para que os malwares façam a festa. Na noite de Natal a família de Cauthon resolveu baixar um aplicativo para assistir filmes via streaming, foi a partir desse download que os problemas começaram. A TV começou a exibir suposta carta do FBI, dizendo que devido a presença de arquivos suspeitos era necessário o pagamento de uma multa de US$ 500

Cauthon tentou diversos procedimentos para tentar resolver o problema, de redefinição da TV à atualização de firmaware por USB. Porém nada disso funcionou, a TV reiniciava e a tal mensagem aparecia. A saída foi contatar o suporte técnico da LG. A companhia disse que não poderia resolver o problema remotamente e ofereceu como alternativa mandar um técnico na casa de Cauthon para que um reset de fábrica fosse feito, ao custo de US$ 340.

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O engenheiro de software não concordou o que foi proposto pela LG e resolveu se manifestar através da sua conta no Twitter. Cauthon disse que membros de sua família haviam “brickado” a TV e que a LG não divulga como fazer o procedimento do reset de fábrica. Devido a grande repercussão que que o tweet gerou a LG entrou em contato com Cauthon e resolveu o problema.

Em entrevista ao IBTimes a LG disse que foram vendidos algumas TVs equipadas com o Google TV há quatro anos, porém durante esse período nenhum problema desse tipo havia sido reportado. “Ao contrário da plataforma WebOS onde somos responsáveis pela interface do usuário, o Google é quem comanda o funcionamento e o relacionamento do usuário com o Google TV. Odeio passar o caso pra frente, mas isso não parece ser um problema da LG. A responsabilidade pertence ao Google, completou o porta-voz da LG. 

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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