48 núcleos: Qualcomm anuncia o Centriq 2400, primeiro processador de 10nm para servidores

48 núcleos: Qualcomm anuncia o Centriq 2400, primeiro processador de 10nm para servidores

No mês passado a Qualcomm apresentou o primeiro SoC construído no processo de FinFET de 10nm, o Snapdragon 835. E agora a companhia americana está anunciando outro produto que carrega esse mesmo processo de fabricação, o Centriq 2400, primeiro processador do mundo voltado para servidores com essa litografia.

O chip que foi apresentado pela subsidiária da Qualcomm que cuida das tecnologias relacionadas à Datacenter, é o primeiro modelo da série Qualcomm Centriq. O Centriq 2400 conta com 48 núcleos Falkor, que são baseados na arquitetura ARMv8. O chip promete entregar alta performance e eficiência energética para as tarefas mais rotineiras dos Datacenters:

“A Qualcomm Datacenter Technologies tem como objetivo remodelar o futuro da computação oferecendo SoCs inovadores para servidores que se aproveitam do ecossistema ARM, fornecendo aos consumidores uma escolha na área de processadores high-end para servidores.”

Por enquanto não foram revelados mais detalhes técnicos, como o clock de operação ou quantidade de cache, por exemplo. Alguns exemplares do Qualcomm Centriq 2400 já estão sendo disponibilizados para clientes-chaves da companhia. A previsão é que o chip comece a ser vendido a partir do segundo semestre de 2017.

Fonte(s): Qualcomm

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X