Lis Su, CEO da AMD, diz que é possível reconquistar 50% do mercado de placas de vídeo

Lis Su, CEO da AMD, diz que é possível reconquistar 50% do mercado de placas de vídeo

Atualmente a quota de mercado de GPUs da AMD é de 27%, uma boa recuperação em relação aos 21% do ano passado. Esse aumento significativo no percentual de mercado se deve principalmente ao sucesso da geração de placas baseadas na arquitetura Polaris, encabeçada pela RX 480. Porém os planos da AMD são bem mais ousados, durante um keynote no Arizona a CEO da gigante de Sunnyvale, Lisa Su, disse que é possível reequilibrar a balança, fazer com que a AMD tenha novamente 50% de share. Isso não acontece desde o segundo trimestre de 2005.

A executiva diz que para esse plano de retomar os 50% de mercado há dois fatores fundamentais, o primeiro é melhorar o relacionamento com consumidores, OEMs e mercado profissional o segundo ponto é a arquitetura Vega. Para conquistar uma fatia tão significativa de mercado é necessário que a companhia atenda todas as faixas de público, em 2016 a AMD focou no público mainstream e entrada com a geração Polaris, no caso da Vega o nível será outro: high-end, permitindo que a companhia rivalize com as placas Pascal da NVIDIA. 

“Eu acredito que o mercado está aquecido. Está um excelente mercado. Nossa estratégia de GPUs é participar em todo o mercado. Nós acreditamos que temos as tecnologias, a capacidade, o talento para fazê-lo. Começamos a ganhar espaço com o consumidor e por isso que a Polaris foi tão importante para nós esse ano. E conosco partindo para o segmento high-end com nossa próxima geração com a arquitetura Vega vocês descobrirão que nosso hardware é muito, muito competitivo”, Lisa Su.

Alguns rumores apontam que a primeira placa de vídeo baseada na arquitetura Vega possa ser a RX 490, que talvez lançada ainda este mês. No dia 13 de dezembro a AMD realizará um evento chamado New Horizon, que irá demonstrar como os novos processadores Zen se comportam em jogos. Talvez alguma informação ou anúncio oficial da primeira placa Vega aconteça. Lembrando que de acordo com o próprio roadpmap da AMD as placas com arquitetura Vega serão lançadas apenas no primeiro semestre de 2017. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X