Avast lança 4 novas ferramentas para descriptografar arquivos que foram infectados por ransomware

Avast lança 4 novas ferramentas para descriptografar arquivos que foram infectados por ransomware

Como já explicamos nesse artigo o ransomware atualmente é a praga virtual mais assustadora da web, e a que mais tem ajudado o cibercrime. Essa ameaça simplesmente criptografa os arquivos do seu dispositivo e cobra um resgate para que tudo possa ser restabelecido. Porém o pagamento do resgate não garante que os arquivos serão devolvidos. A Kaspersky diz que 20% das vítimas que efetuaram o pagamento não obtiveram os arquivos de volta.

Para tentar ajudar as pessoas ou organizações que foram vítimas dessa ameaça, algumas empresas de segurança lançam ferramentas que ajudam a desbloquear os arquivos criptografados. A Avast revelou em seu blog que acrescentou 4 novas ferramentas na lista gratuita de descriptografia de arquivos infectados por ransomware. Com essa atualização o usuário consegue recuperar os arquivos que foram infectados pelas seguintes famílias de ransomware:

– Alcatraz Locker

– Apocalypse

BadBlock

– Bart

– Crypt888

– CrySiS

– Globe

– Legion

– NoobCrypt

– SZFLocker

– TeslaCrypt

Você também deve ler!

Hardware.com.br entrevista: Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky Labs

Pesquisadores mostram ransonware que pode afetar um termostato

A companhia também ressaltou algumas dicas importantes de proteção contra o ransomware:

Tenha sempre um programa antivírus instalado e atualizado em todos os seus aparelhos.

Os antivírus servem como segurança porque bloqueiam os ransomwares antes que eles possam agir e causar danos aos seus arquivos, mesmo em caso de que você acidentalmente tente baixar o malware.

Fique sempre em alerta!

Os criadores de ransomwares frequentemente utilizam táticas de engenharia social para enganar as pessoas e fazê-las baixar ransomwares. Cuidado com os links e anexos que você abre ou baixa na internet. Nunca abra e-mails de remetentes desconhecidos nem clique em links de emails suspeitos. Somente baixe programas de sites confiáveis.

Faça backup dos seus dados e arquivos regularmente

 Isto é crucial! Não mantenha os discos de backup conectados ao seu computador todo o tempo, porque também eles podem ser infectados por ransomwares.

Utilize as ferramentas de descriptografia:

Se você tiver a infelicidade de ter sido infectado por ransomwares, veja a página com as nossas ferramentas para verificar se alguma delas pode ajudar você a recuperar gratuitamente os seus arquivos. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X