Microsoft encerra definitivamente as vendas do Windows 7 e 8.1

Microsoft encerra definitivamente as vendas do Windows 7 e 8.1

A Microsoft anunciou o encerramento definitivo das vendas de todas as versões do Windows 7 e 8.1, esse processo que já havia sido iniciado há algum tempo com o encerramento do ciclo das licenças das versões Home Basic, Home Premium e Ultimate do Windows 7, se fecha agora com a versão Professional e todas as do Windows 8.1 (Windows 8.1, Pro e Enterprise).

Esse travamento nas vendas significa que os fabricantes que adquirem as licenças do sistema para incorporar em seus computadores que vão para o varejo não poderão mais compras as que são referentes ao Windows 7 e 8.1. Nós já havíamos alertado aqui que esse processo de aquisição de licenças pelos fabricantes iria somente até o 31 de outubro.

Como anda o mercado?

Essa medida é para fortalecer o Windows 10, que foi lançado a um pouco mais de um ano, e que atualmente conta com uma base de mais de 400 milhões de instalações e uma quota de mercado de 22,59%, de acordo com dados da Net Market Share. A maior participação de mercado ainda pertence ao Windows 7, com 48,83%. O Windows 8.1 conta apenas com 8.4%.

No caso das vendas no varejo os estoques com WIndows7 não é renovado desde 31 de outubro de 2013, já com o Windows 8.1 esse ciclo foi encerrado no dia 1º de setembro de 2015. Obviamente ainda é possível encontrar as “caixinhas” por aí com estoque antigo.

O fim desse ciclo que agora é anexado com o encerramento do fim das vendas de computadores com o Windows 7 e Windows 8.1 pré-instalado, não significa que as atualizações de segurança irão parar. O suporte de updates para o Windows 7 está programado para até 14 de janeiro de 2020, enquanto a do Windows 8.1 irá até 10 de janeiro de 2023.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X