Yahoo teria espionado e-mais de seus usuários a pedido da NSA e FBI

Yahoo teria espionado e-mais de seus usuários a pedido da NSA e FBI

Mais um episódio para manchar a imagem de um dos maiores portais dos anos 90, o Yahoo. Após ter confirmado que pelo menos 500 milhões de contas de e-mail de seus usuários haviam sido hackeadas, agora a companhia que está em processo de aquisição pela Verizon está envolvida em um novo escândalo.. De acordo com fontes ligadas à Reuters o portal teria criado um software personalizado com o objetivo de espionar o e-mail de todos os seus usuários na busca de informações solicitadas pelo governo americano, mais precisamente a NSA e FBI.

Caso se confirme, de acordo com alguns analistas esse seria o primeiro caso onde uma empresa de internet nos Estados Unidos concordou em espionar as contas de seus usuários em sua totalidade, o que costuma acontecer é que as companhas examinam de forma parcial, como por exemplo mensagens armazenadas ou um número de contas em específico. E é bom relembrar que o e-mail do Yahoo sempre foi muito utilizado por pessoas ligadas ao setor corporativo, esse processo de espionagem também significa que informações valiosas de diversas empresas podem ter sido repassadas as agências americanas.

Não ficou claro até o momento quais informações as agências teriam requisitado. A CEO do YahooMarissa Mayer, teria sido a responsável por acatar a decisão da possível bisbilhotada em seus usuários, e que essa decisão culminou na saída de Alex Stamos, que atualmente ocupa o posto de diretor de segurança do Facebook.

As informações teriam sido confirmadas através de ex-funcionários do Yahoo. A Reuters entrou em contato com a NSA que não quis comentar o caso, já o Yahoo disse que “é uma companhia que cumpre todas as leis dos Estados Unidos”. Aquela clássica declaração em “cima do muro”, mas que diz muito nas entrelinhas. Para bom entendedor meia palavra basta

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X