Yahoo confirma que pelo menos 500 milhões de contas foram hackeadas

Yahoo confirma que pelo menos 500 milhões de contas foram hackeadas

A princípio os indicativos apontam que o Yahoo confirmaria que foi alvo de um grande ataque em que 200 milhões de contas haviam sido comprometidas. Dentre os dados envolvidos estariam informações como endereço e de e-mail, data de nascimento entre outras coisas. E infelizmente o Yahoo confirmou que foi alvo desse ataque, porém, a revelação foi bem pior do que a encomenda. Ao invés de 200 milhões de contas, o portal diz que ao menos 500 milhões foram comprometidas. O que coloca esse ataque na primeira posição em relação aos que envolvem comprometimento de contas, anteriormente o recorde pertencia ao Myspace, que em 2008 teve 360 milhões de contas hackeadas.

Como de costume a ação em si aconteceu bem antes da revelação. Embora o portal tenha confirmado esses dias o problema o vazamento aconteceu realmente no final de 2014. Sem entrar em muitos detalhes o Yahoo também disse que o tal ataque foi financiado por alguma nação (alguns especialistas sugerem apontam que foi a  Rússia). Logo que começou a se cogitar esse ataque, os usuários do Yahoo ficaram receosos se no balaio das informações vazadas estavam dados bancários. No pronunciamento oficial a companhia diz que não, já que essas informações não estavam armazenadas no sistema afetado.

Os dados que foram comprometidos com o vazamento incluem endereços de e-mail, números de telefone, data de nascimento, senhas e até perguntas e respostas de segurança. Confira abaixo as dicas que o Yahoo recomenda para os seus usuários em relação ao caso:

  • Trocar a senha, principalmente se você utiliza a mesma desde 2014
  • Mudar as perguntas de segurança no Yahoo e também em qualquer outra plataforma que você tenha utilizado as mesmas informações
  • Não clicar em links não solicitados que tentam se passar como uma ajuda para a troca das informações

Vale lembrar que essa revelação surge em meio ao processo de aquisição do Yahoo pela Verizon por US$ 4,83 bilhões. A operadora se pronunciou dizendo que irá avaliar à medida que a investigação continua pelas lentes dos interesses gerais da companhia. Já do lado da Yahoo o portal disse que seguirá com as investigações sobre o caso.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X