Tentativas de ataques cibernéticos no Brasil duplicaram durante as Olimpíadas , alerta PSafe

Tentativas de ataques cibernéticos no Brasil duplicaram durante as Olimpíadas , alerta PSafe

A realização de um dos principais eventos mundiais no Rio de Janeiro fez com que todas as atenções ficassem voltadas para o Brasil. E, entre esses olhares, os usuários de dispositivos móveis chamaram ainda mais a atenção dos cibercriminosos. Segundo dados do Mapa de Ameaças Digitais desenvolvido pela PSafe, empresa brasileira líder em segurança e performance mobile, apenas no mês de agosto foram bloqueadas mais de 10 milhões de malwares no Brasil – número 150% maior que a média mensal de ataques, que gira em torno de 4 milhões.

No TOP 5 de estados mais visados pelos cibercriminosos, São Paulo e Rio de Janeiro se destacaram, com mais de 2,7 milhões e 1,2 milhão de tentativas de ataques respectivamente. Na sequência, aparecem Minas Gerais (882 mil), Bahia (687 mil) e Pernambuco (542 mil). Entre estes cinco estados mais visados, os quatro primeiros foram cenários de jogos e apresentaram um crescimento de cerca de 100% nas tentativas de ataques cibernéticos, em relação aos meses anteriores.

Entre as principais classes de malwares registrados, destacam-se os trojans, com mais de 5 milhões de ataques bloqueados no País. Este tipo de ataque é considerado uma porta de entrada para uma série de outras ameaças mais graves à segurança do usuário de dispositivos conectados. Nesta classe, é possível destacar os “sms.fraud”, que cadastram o usuário em serviços pagos de SMS, e “hacking tools”, que permitem que o hacker envie comandos remotos para o celular do usuário.

CEO da PSafe, Marco DeMello ressalta que “hackers tendem a aproveitar grandes eventos para intensificar as tentativas de golpes virtuais nos locais que os recebem”. E foi o que aconteceu com no Brasil no último mês. “Por sermos o centro da atenção no mundo durante duas semanas de jogos, os números de ameaças cibernéticas bloqueadas aumentaram mais de 100% em relação à média dos meses anteriores. No período, identificamos ostrojans e adwares como as principais ferramentas para enganar o usuário de smartphones, possibilitando o roubo de dados pessoais e financeiros“, analisa o executivo.

Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo aplicativo PSafe TOTAL, assistente virtual de segurança e performance para smartphones com sistema operacional Android, que possui mais de 100 milhões de downloads e 21 milhões de usuários ativos.

Com o início de mais uma etapa deste evento mundial na próxima semana, a PSafe alerta que é muito importante que os usuários fiquem atentos a possíveis ameaças. Algumas medidas podem auxiliá-lo na proteção são:

Baixar somente aplicativos certificados;

Ter um antivírus certificado instalado no seu smartphone;

Ficar alerta para as permissões de aplicativos;

Desconfiar de todo e qualquer link recebido por SMS;

 Usar senhas fortes.

Fonte(s): Assessoria de imprensa da PSafe

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X