Novo padrão Ethernet é estabelecido, prometendo velocidades de até 5 Gbps com os mesmos cabos que você já utiliza

Novo padrão Ethernet é estabelecido, prometendo velocidades de até 5 Gbps com os mesmos cabos que você já utiliza

É sempre fantástico quando a tecnologia consegue inovar sem a necessidade da troca completamente da base de dispositivos, acessórios ou cabos que já estamos habituados a usar, o exemplo mais recente dessa “mão na roda”, veio da NBASE-T, consórcio responsável pelo desenvolvimento e padronização de tecnologias relacionadas à Ethernet, que revelou o novo padrão 802.3bz, aprovado pela IEEE, e que promete velocidades de 2,5 Gbps e 5 Gbps com os mesmos cabos Cat5e e Cat6 que são amplamente utilizados.

Com essa atualização temos da NBASE-T temos a capacidade de prologondar a vida de um enorme trunfo, as redes cabeadas. Cabos Cat5e e Cat 6 começaram a ser instalados apenas nos últimos 15 anos e já ultrapassaram a marca de 70 bilhões de metros, que é mais do que 10 viagens a Plutão, diz Sachin Gupta, vice-presidente de gestão de produtos da IEEE.

Os cabos Cat 5e conseguirão entregar 2,5 Gbps naquela margem de segurança de até 100m, já os cabos Cat 6 com o mesmo raio de ação conseguirão entregar 5 Gbps.  Essa alteração será de suma importância principalmente para o setor corporativo. Anteriormente o padrão mais rápido alcançado em cabos Cat 5e e Cat 6 era de 1 Gbps. No caso do usuário doméstico um dos grandes benefícios dessa mudança será nas redes Wi-Fi que utilizam equipamentos com padrões mais recentes como o 802.11ac que alcançam velocidades mais elevadas, mas que acabam sofrendo com gargalo devido as limitações da Ethernet.

Da proposta à aprovação, o processo de padronização levou menos de dois anos — um progresso notavelmente rápido. Ver o padrão aprovado tão rapidamente foi uma experiência enormemente satisfatória, e mostra o que pode ser alcançado quando trabalhamos juntos para desenvolver uma solução atrativa que ofereça um valor visível para a indústria.”
Peter Jones, chairman da NBASE-T Alliance. 

Par usufruir dessas melhorias a NBASE -T diz que será necessário uma atualização de software, e em alguns casos a troca da porta de rede.  No caso dos usuários domésticos ainda deve demorar um tempo para o lançamento de equipamentos de rede compatíveis com o 802.3.bz. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X