NVIDIA continua líder, mas AMD vem recuperando sua participação no mercado de placas de vídeo

NVIDIA continua líder, mas AMD vem recuperando sua participação no mercado de placas de vídeo

Em maio noticiamos que a agência de pesquisa de mercado Mercury Research mostrou que a AMD no primeiro trimestre de 2016 conseguiu alcançar 29,4% em sua quota de mercado de GPUs. Embora a NVIDIA continua líder no segmento, os novos dados da Mercury Research referente ao segundo trimestre de 2016 são novamente animadores para a AMD, já que novamente a companhia conseguiu fechar com uma quota de mercado maior, 34,2%, aumento de 4,2%.

A NVIDIA continua na liderança com 65,8% de quota de mercado, mas o retrospecto recente não tem sido tão favorável para a companhia, já que no trimestre passado essa quota era de 70,6%, e no final de 2015 era de 73,8%

Em relação ao mercado de GPUs voltadas para desktop a NVIDIA fechou esse trimestre com 70,1% de participação, queda de 7,2%, já a AMD fechou com 29,9%, aumento de 7,2%.

Grande parte desse sucesso da AMD está atrelado as placas Polaris que se consolidou como opções custo x benefício, com destaque para a RX 480. Já do lado da NVIDIA, as GPUs Pascal contam com ótimo desempenho, porém os preços não são tão convidativos, e fora de todas as placas Pascal duas são voltadas para o mercado high-end a GTX 1080 e GTX 1070, enquanto com a AMD, todas as placas Polaris lançadas até então conseguem atender uma faixa de público mais ampla que buscam preços mais convidativos.

Siga-me no Twitter: @WRPlaza

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X