Famoso papel de parede do Windows XP completa 20 anos

Famoso papel de parede do Windows XP completa 20 anos

Dentre todas as versões do Windows o XP carrega consigo uma espécie de memória afetiva em muitos usuários, devido a diversos elementos tanto em relação as funcionalidades como também no design, que na época do lançamento foi um grande divisor de águas em comparação com as versões anteriores do Windows.

Além do famoso esquema de cores azul e verdade da barra de tarefas e do botão iniciar, um elemento visual que é sempre lembrado quando mencionamos o Windows XP são os seus papeis de parede, responsáveis por dar uma nova cara ao plano de fundo do computador. O papel de parede referência no Windows XP, aquele que por padrão aparecia na primeira vez que o sistema era iniciado, é o “Bliss”, a foto de uma bela planície que de acordo com algumas estimativas já foi vista por mais de 1 bilhão de pessoas. Essa imagem icônica está completando 20 anos!

Homenagem da Microsoft aos 20 anos do “Bliss”

O responsável pelo clique é o ex-fotógrafo da National GeographicCharles O’Rear, que assim como um bom amante de fotografia esperou o momento certo para fazer esse belo registro. Expertise não faltava, já que O”Rear é conhecido por belos registros da natureza.  O fotógrafo tinha contato direto com a paisagem, que fica em Napa Valley, ao norte de São Francisco, já que quando ia visitar a sua namorada as sextas-feiras passava por ali

Muitas pessoas dizem que a foto teve alguns retoques para que esse tom vivo e alegre pudesse ser alcançado, porém de acordo com O’Rear não houve nenhum artifício de edição, a foto foi tirada em uma época onde a grama fica ainda mais verdinha, além de usar um equipamento que enaltecia as cores: câmera Mamiya RZ67 e um filme Fujifilm.

Charles O”Rear ao lado da lendária foto

Mamiya RZ67

Charles que tirou a foto no dia 24 de junho de 1996 às 15h, relata que não imaginava que a foto poderia se tornar um dos registros mais lendários da história da fotografia. A Microsoft estava procurando por uma imagem especial, que transmitisse paz, e acabaram encontrando a famosa planície no banco de imagens Corbis (que pertencia a Microsoft). Embora os valores nunca tenham sido revelados, rumores apontam que o valor pago por essa foto é o segundo mais caro da história.

Atualmente o local está assim. Esse registro de acordo com o Google Street View é de março de 2015. Clique aqui para acessar.

 

Confira abaixo um vídeo de 2014 que conta detalhes da famosa foto:

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X