WhatsApp entra com uma ação judicial contra o bloqueio do app no Brasil

WhatsApp entra com uma ação judicial contra o bloqueio do app no Brasil

Desde as 14h dessa segunda-feira (02) o WhatsApp, principal mensageiro do Brasil, que conta com mais de 100 milhões de usuários, está bloqueado, devido a a ordem do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), que determinou que o app ficasse inativo por 72 horas, autuando as principais operadoras do Brasil. Claro, Vivo, TIM, Oi e Nextel. Operadoras menores e regionais como a Algar e Sercomtel, podem continuar com a execução do aplicativo normalmente. A equipe do WhatsApp já começou a se movimentar e diz que já está recorrendo da decisão.

Assim como aconteceu no ano passado, onde o aplicativo foi bloqueado pela primeira vez no dia 17 de dezembro, o motivo desse segundo bloqueio também está relacionado com a tal resistência da equipe do aplicativo contribuir com dados para investigações.

Em nota, o WhatsApp se pronunciou sobre o bloqueio desta segunda-feira, reforçando que a empresa não possui os tais dados requisitados, e que essa medida pune mais de 100 milhões de brasileiros:

“Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos”, afirmou o WhatsApp.

Muitos usuários já começaram a recorrer para algumas alternativas enquanto o “queridinho” WhatsApp está bloqueado. O Telegram por exemplo, assim como no ano passado foi utilizado como “plano B”, por grande parte das pessoas durante o bloqueio, está novamente se dando bem. Mais de 1 milhão de usuários já baixaram o app após o bloqueio do WhatsApp. 

Além dos aplicativos de mensagens alternativos, boa parte dos usuários também estão recorrendo aos famoso apps de VPN, como o VPN Master, disponível para Android e iOS, que redireciona seu acesso a um domínio fora do país, liberando o acesso ao WhatsApp. Porém, vale lembrar que esse tipo de método é arriscado, em relação ao tráfego de informações, já que a VPN cria uma espécie de túnel, entre o seu smartphone e o domínio em questão, e o responsável por esse domínio pode acessar as informações do dispositivo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X