Software da Samsung não permite atualização do SSD caso você não concorde em ceder seus dados

Software da Samsung não permite atualização do SSD caso você não concorde em ceder seus dados

A coleta de dados por parte das empresas sempre é uma grande polêmica, já que praticamente em todos os casos as companhias realmente se alimentam de informações de seus clientes. Em teoria esse bucho cheio de dados significa aprimoramento em relação ao próprio serviço ou gadget que você utiliza. Porém, muitas dúvidas ficam no ar, como por exemplo como esses dados são realmente administrados. Isso sem falar que boa parte desses dados filtrados serão vendidos ou entregues de bandeja para outras empresas (os chamados terceiros), com o intuito de criar uma campanha publicitária segmentada por exemplo. 

O mais novo problema envolvendo coleta de informações foi manifestado por um usuário no Twitter, que mostrou uma captura de tela do programa Samsung Magician, que permite que SSDs da companhia possam ter o seu Firmware Atualizado. No print divulgado fica claro que o software não aceitou o pedido de atualização, porque o usuário não concordou com os termos que permitem que seus dados sejam enviados.

Este software da Samsung tem uma espécie de dois contratos de licença, o primeiro é aquele clássico, onde você é obrigado a aceitar senão a instalação não prossegue, já esse segundo há a possibilidade de aceitar ou não, porém caso você não concorde , não poderá se beneficiar da praticidade da atualização de Firmwar automática, e terá que recorrer ao método manual, opção que muitos usuários desconhecem.

Demos uma olhada no software e já na primeira etapa quando é necessário concordar com os termos para prosseguir a instalação, o assunto coleta de dados já está bem explícito:

O Utilizador compreende e concorda que a Samsung poder recolher, utilizar e transferir intencionalmente dados relacionados com o dispositivo do Utilizador, no âmbito permitido pelas leis aplicáveis, incluindo informações técnicas sobre os sistemas e aplicações, programas de aplicação e dispositivos associados e ligados ao dispositivo do Utilizador, para fornecer suporte ao produto, efectuar investigação estatística, actualizar o software e fornecer outros serviços relacionados. Estes dados poderão ser partilhados com outras afiliadas internacionais da Samsung e com os nossos fornecedores de serviços, para estes fins.

 

Além desse caso é bom relembrar outro episódio do mesmo estilo envolvendo a Samsung, só que dessa vez com as SmartTVs. Em fevereiro do ano passado um usuário do Reddit, postou um trecho da política de privacidade da companhia em relação as suas TVs inteligentes. Confira abaixo:

Você pode controlar sua SmarTV, e utilizar muitas das suas características, como o comando de voz. Caso você habilite este recurso, você poderá interagir com a sua SmartTV utilizando a sua voz. E para proporcionar o reconhecimento de voz, alguns comandos podem ser transmitidos (juntamente com informações sobre o dispositivo, incluindo identificação do dispositivo) para serviços de terceiros que convertem a sua voz em texto ou na medida necessária para forcener os recursos de reconhecimento de voz para você. Além disso a Samsung poderá recolher os dados para avaliar e melhorar os recursos. Por favor esteja ciente de que suas palavras podem contar informações pessoais ou confidenciais, e essa informação estará entre os dados capturados e transmitidos a terceiros por meio do uso de reconhecimento de voz.
 

 

Isso significa que caso você adquira uma TV da Samsung com o recurso de comando de voz, que é mais uma tecnologia que se tornará comum nos televisores daqui pra frente, estará sujeito ao recolhimento de dados, que a empresa alega que são destinados ao melhoramento de funções e recursos. 

A Samsung se pronunciou na época dizendo que esses dados não são repassados para terceiros, e que essas informações são enviadas para o servidor da companhia, que então procura o contéudo solicitado e o reenvia para a TV.

Curiosamente, em janeiro de 2016 a companhia inclusive lançou uma solução de segurança para SmarTVs, intitulada Gaia, criando nas TVs uma sessão especial segura chamada de SecureZone, que ajuda proteção de dados pessoais e fragmentos de informações de serviços básicos ligados ao funcionamento do sistema Tizen, que embarca alguns modelos da empresa.

Queremos saber a sua opinião. A coleta de dados é uma espécie de “assistência remota silenciosa”, já que com esse repasse de dados você contribui para que recursos sejam ajustados, porém acaba pagando com a sua privacidade. Vocè é contra ou a favor da coleta de informações?

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X