Rumor: CPUs Zen terão duas vezes mais desempenho que o FX-8350

Rumor: CPUs Zen terão duas vezes mais desempenho que o FX-8350

Os processadores da AMD baseados na arquitetura Zen, estão prometendo uma grande revolução no mercado, que permitirá que a companhia possa brigar de forma mais forte com a Intel, uma das suas bases é o processo de fabricação FinFET de 14nm, que por sí só garantirá um belo aumento de performance e eficiência energética em relação as opções que a companhia já tem no mercado. E de acordo com um vazamento, o aumento no desempenho será fantástico: o dobro de performance em relação aos FX que estão no mercado, como por exemplo o FX-8350, que atualmente é a opção mais poderosa oferecida pela Advanced Micro Devices.

No slide fica evidente o grande salto de desempenho proporcionado pelos processadores Summit Riidge, que serão os novos FX, contra os FX Orochi, liderados pelo FX-8350. O resultado do slide teria como base testes no Cinebench R15.

Summit Ridge, que será a plataforma voltada para as CPUs de alto desempenho baseadas na arquitetura Zen, serão disponibilizados em modelos de até oito núcleos, e assim como a AMD já havia revelado, esses processadores terão um salto de 40% em relação ao número de instruções por ciclo.

Além das CPUs, a arquitetura Zen, também colocará no mercado as APUs Bristol Bridge, que são as opções que contam com a dobradinha CPU+GPU, e que chegarão ao mercado em 2017.

Um ponto interessante é que será possível transitar facilmente entre essas novas CPUs e APUs, já que s AMD anunciou o mesmo socket para ambas: AM4. Isso significa que com uma placa-mãe AM4, você poderá começar com uma CPU e depois realizar o upgrade para uma APU.

Recentemente John Taylor, diretor de marketing da AMD, disse que os processadores baseados em Zen serão fortes candidatos contra os chips Skylake da Intel. As primeiras CPUsbaseados na arquitetura Zen serão lançados no final de 2016.  Essa briga vai ser bem interessante.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X