Project Ara chegará aos desenvolvedores em 2016

Project Ara chegará aos desenvolvedores em 2016

Por mais que pareça que o projeto do smartphone modular do Google, o Project Ara, esteja morto, saiba que não está. A companhia anunciou que a versão do Ara voltada para desenvolvedores chegará na metade do ano. O que indica que as primeiras unidades comerciais poderão ser lançadas em 2017. 

Caso você esteja familiarizado com o tema, vale uma explicação rápida. O Project Ara, é uma espécie de novo conceito para o mercado de smartphones, que começa a apresentar indícios de estagnação. Com o Ara e a sua modularidade, você terá um nível de customização bem elevado, já que o smarphone será constituído por diversos blocos, onde cada um deles exerce uma função para o funcionamento do aparelho. Então, naquelas situações em que você ficou tentando pela nova câmera de um smartphone que está no mercado, e que atualmente demanda comprar o aparelho como um todo, com o Ara você poderá adquirir somente o bloco correspondente a função de câmera e realizar o upgrade.

Essa ideia de trocar o bloco da câmera por um mais parrudo, pode ser vista no novo vídeo que o Google divulgou sobre o Projet Ara. Além de outros casos, como quando um jovem retira um dos bloco e rapidamente faz a outra por outro, no maior estilo LEGO.

Com esse conceito a vida útil do smartphone será bem maior, já que você poderá manter o aparelho em constante upgrade. Obviamente haverá um certo limite de blocos para cada modelo

A modulariedade também pode ser vista no recém-lançado LG G5, que em proporções bem mais básicas do que o Ara pretende, permite realizar algumas trocas de hardware do aparelho, já que a base do smartphone é intercambiável, permitindo que seja acrescentado um módulo com uma qualidade sonoroa mais robusta, por exemplo.

Vocè a favor do smartphone modular? Participe abaixo da nossa enquete.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X