Fim de uma era: Toshiba-Samsung cancelam produção de drives ópticos

Fim de uma era: Toshiba-Samsung cancelam produção de drives ópticos

Até uns anos atrás era praticamente um luxo ter o famoso combo CD-R/CD-RW, que depois se transformou também em leitores e gravadores de DVD, e que atualmente está nos Blu-Rays (que convenhamos não emplacou) Os drives ópticos por muito tempo foram sinônimo de produtividade para muitas pessoas, já que além de permitir que mídias de CDs e DVDs, pudessem ser reproduzidas ainda ofereciam a possibilidade de gravação. Quem ai nunca fez uma espécie de backup em mídias CD/DVD, utilizando esses drives para gravação?

No entanto, atualmente a produção desses dives já não é tão relevante como outrora, devido as próprias evoluções em relação a forma como o usuário pode receber e administrar seus dados. Tendo isso em mente, a TSST (Toshiba Samsung Storage Technology) encerrou a produção desses drives. A TSST é um consórcio firmado em 2004, pela Toshiba e Samsung, que resolveram unir forças em relação as suas patentes para a produção de drives ópticos, comercializando-os de forma individual ou através de parceiras com alguns OEM.

Algumas fontes ligadas a produção dos drives, confirmam que a produção foi encerrada, e que os últimos lotes serão enviados até o final de 2016. Com essa decisão apenas a Liteon e LG Hitachi  permanecerá produzindo esses dives em 2017. A LG e Hitachi, possuem o mesmo estilo de parceria, administrando o grupo HL-DT (Hitachi-LG Data Technology Storage). A ASUS que depende da TSST para a produção de seus dives, estaria procurando outro fornecedor, porque ainda considera interessante a venda dessas unidades.

Você ainda utiliza drives ópticos? Participe abaixo da nossa enquete 🙂

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X