Vivo reforça o discurso da franquia de dados e diz que usuários de streaming terão que pagar mais caro

Vivo reforça o discurso da franquia de dados e diz que usuários de streaming terão que pagar mais caro

Recentemente fizemos um artigo comentando sobre a decisão da Oi, Vivo e Net, principais operadoras de telefonia e internet fixa  em adotar o método da franquia de dados para internet fixa, assim como já ocorre com a internet móvel. Com essa mudança a internet via ADSL passa a ter o mesmo estilo de “kilometragem” que a internet móvel, isso significa que dependendo do seu plano você terá um certo limite para trafegar, isso englobando navegação, download e claro os populares serviços de streaming como a Netflix.

Em entrevista ao site Tecnoblog, Christian Gebara, executivo da Telefônica/Vivo, explica diversos detalhes sobre a fusão da Vivo com a GVT, e claro que també foi questionado sobre a tal polêmica da franquia de dados. Gebara explica que a franquia de dados é uma tendência mundial, colocando lado a lado a internet com uma conta de luz por exemplo, onde o cliente paga o que consumir.

Essa (franquia de dados) é uma tendência mundial. Grandes operadoras no mundo, inclusive do Grupo Telefônica, já estão acabando com o tráfego ilimitado e adotando franquias. A ideia é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará apenas o que precisar. Christin Gebara

Na visão do executivo essa mudança afetará uma parcela muito pequena de usuários, e reforça que os que fazem uso de serviços de streaming terão que pagar mais por isso, isto é, adquirir um plano de dados que conte com um limite de tráfego maior. 

Quando indagado sobre o download de jogos que se forem adquiris via formato digital podem chegar a 50 GB em serviços como a PSN e Xbox Live, “ceifando” de uma vez a franquia mensal, o Tecnoblog diz que Gebara desconversou. 

Há uma pressão muito grande de órgãos como a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) para que essa forma de cobrança seja utilizada. Porém como a Anatel diz que que a cobrança pode ser feito via franquia de dados, será difícil reverter, na própria entrevista Gebara diz que é um caminho sem volta, por ser uma tendência adotada mundialmente. As únicas regras para que a Anatel exige para esse método, é que a operadora disponibilize alguma ferramenta para o monitoramento do consumo de banda, além de emitir alertas para que o usuário seja notificado quando o limite contratado estiver próximo de ser alcançado 

A Oi, Net e Vivo são responsáveis por 85% das conexões de banda larga no Brasil

A última pergunta da entrevista foi relacionada ao Marco Civil, já que só pode haver o corte do serviço se o cliente estiver com a fatura em aberto, porém com a franquia de dados, provavelmente as operadoras irão querer cortar o sinal justamente para que um novo pacote ou planos seja anexado. Antes de Gebara responder (se é que iria responder) um assessor de imprensa interrompeu a conversa, dizendo que essa questão fugia do escopo inicial da entrevista.

Recentemente a Proteste divulgou uma nota em relação a franquia de dados e como o usuário pode começar a se situar em relação a isso. Confira abaixo:

“A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não pode se omitir e aceitar essa mudança, porque é um retrocesso”, disse Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. De acordo com o Marco Civil da Internet uma operadora de telecomunicações só pode impedir o acesso de um cliente à internet se este deixar de pagar a conta.

Se você já tem planos de internet fixa, verifique se a operadora mudou o contrato atual. Já quem estiver contratando um novo plano precisa se atentar às condições de uso do serviço e se há uma franquia mensal estabelecida. 

Atualmente, os planos de internet fixa são contratados com base na velocidade desejada pelo usuário. Mas as operadoras passaram a incluir em seus contratos uma cláusula que permite – a depender da operadora e da velocidade contratada – que o usuário respeite um limite de dados, a chamada franquia. 

É o mesmo processo que as operadoras passaram a adotar com  ainternet móvel, nos quais você precisa estar sempre atento ao consumo da franquia, pois, caso ultrapasse o que foi contratado, poderá ter a velocidade da sua internet reduzida ou seu acesso suspenso até que um novo pacote seja comprado ou até o mês seguinte.

Qual a sua opinião em relação a toda essa polêmica da franquia de dados? Deixe seu comentário abaixo.

​​Siga-me no Twitter: @WRPlaza 🙂

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X