Mercado de PCs fecha o primeiro trimestre de 2016 com mais uma grande queda

Mercado de PCs fecha o primeiro trimestre de 2016 com mais uma grande queda

Já discutimos aqui no Hardware.com.br por diversas vezes o panorama atual do mercado de PCs, quem acompanha esse segmento sabe que as vendas estão indo de mau a pior, devido a diversos fatores como por exemplo a instabilidade na economia em diversos países e a ascensão dos smartphones com telas maiores (Phablets) cada vez mais poderosos em relação ao hardware. A crise nesse mercado já conta com números alarmantes em relação aos que dependem diretamente da venda desses equipamentos, em um ano foram fechadas mais de 18 mil lojas de informática. Marcos Lassala, proprietário da loja Compolass, diz que em 2015 o faturamento caiu 30% em relação a 2014. Lassala explica que os consumidores estão comprando menos e dando preferência ao reparo do que a aquisição de um computador novo.

O Gartner aponta que a partir de 2017 o mercado de PCs voltará a crescer devido principalmente a um interesse maior na integração do Windows 10 com processadores Skylake, e a falta de interesse em relação aos tablets, que também anda mau das pernas em relação as vendas e opções.

IDC aponta que em 2015 as vendas de tablets no Brasil pela primeira vez fecharam com queda

Pesquisa mostra o desinteresse dos consumidores em relação aos tablets

Porém, 2016 ainda será um ano “hemorrágico” para esse mercado, prova disso são os registros preliminares em relação ao primeiro trimestre de 2016 (Q1) divulgados pelo Gartner e IDC, principais empresas ligadas a consultoria de mercado.

O Gartner aponta que neste primeiro trimestre foram vendidos 64,4 milhões de unidades, o que representa uma queda anual de 9,6% e que conseguiu ser inferior ao primeiro trimestre do ano passado que havia fechado com 71,6 milhões de unidades vendidas.

Desse montante inexpressivo a Lenovo manteve a liderança, registrando 12,4 milhões de unidades vendidas, seguida pela HP com 11,4 milhões de unidades, e Dell, com 9,1 milhões de unidades.

O Gartner inclui na contagem desktops, notebooks e ultramobiles

Mikako Kitagawa, principal analista do Gartner ressalta que a América Latina foi fortemente impactado pelo Brasil e a sua crise econômica, que acabou afetando negativamente o mercado. Kitagawa também frisa que PCs não estão sendo adotados por novas famílias como era no passado, especialmente em mercados emergentes. Nesses mercados o smarthpone é a prioridade.

Os números da IDC são ainda mais catastróficos, embora é importante destacar que a companhia não inclui na contagem dispositivos 2 em 1, que atualmente têm feito sucesso. 

IDC aponta que no primeiro trimestre de 2016 foram vendidos 60,5 milhões de computadores, o que representa uma queda anual de 11,5% em relação a 2015 que havia fechado esse período com 68,4 milhões de unidades vendidas.

O Gartner aponta que em 2016 serão vendidos 284 milhões de computadores, ficando abaixo dos 289 milhões vendidos em 2015.

Os dados da IDC também confirmam a liderança da Lenovo, com 12,1 milhões de unidades vendidas, seguido pela HP com 11,6 milhões de unidades vendidas e a Dell com 9 milhões de unidades.

 Qual a sua opinião em relação ao mercado de PCs? Conseguirá realmente se levantar a partir de 2017? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): Gartner, IDC

​​​Siga-me no Twitter: @WRPlaza 🙂

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X