Universidade inglesa consegue armazenar 360 TB em uma unidade de quartzo que dura quase 14 bilhões de anos

Universidade inglesa consegue armazenar 360 TB em uma unidade de quartzo que dura quase 14 bilhões de anos

A equipe Optoelectronics Research Centre da Universidade de Southampton desenvolveram uma unidade de armazenamento em um disco de quartzo capaz de armazenar 360 TB que dura 13,8 bilhões de anos a uma temperatura de até 170 graus celsius.  Para alcançar tal objetivo os pesquisadores utilizaram uma técnica que usa um pulso de laser de femtossegundo para escrever dados na estrutura de quartzo. 

Para a gravação dos dados é utilizado o processo de armazenamento óptico 5D com um laser ultrarrápido que produz pulsos de luz curtos e intensos. O arquivo que é escrito em três camadas de pontos nanoestruturados são separadas a uma distância de apenas cinco mícrons. Para a leitura dos dados é necessário uma combinação de um microscópio óptico com um polarizador. 

Como efeito de teste, os cientistas já conseguiram armazenar no disco de quartzo informações como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Bíblia e a Magna Carta.

Os pesquisadores irão apresentar os resultados dos testes na Conferência Internacional de Engenharia Óptica que será realizada essa semana em São Francisco. Os desafios a serem superados por essa unidade são bem complicados, já que por enquanto não é regravável e há também complexidade do equipamento de leitura. Porém, podemos dizer que realmente encontraram a unidade de backup com a maior durabilidade do mundo :).

Fonte(s): Universidade de Southampton

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X