Segundo a Anatel reclamações contra serviços de telecom aumentaram 43,5% em 2015

Segundo a Anatel reclamações contra serviços de telecom aumentaram 43,5% em 2015

Segundo A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no ano passado houve um aumento de 43,5% em relação as reclamações contra os serviços de telecomunicações. No total foram registrados 4,09 milhões de reclamações, o maior percentual de reclamações foi registrado no mercado de TV por assinatura, com crescimento de 83% em relação a 2014:

“O consumidor procurou mais a Anatel em 2015. E verificamos que a falta de transparência nas ofertas das prestadoras está por trás de grande parte das reclamações, especialmente no celular pós-pago. Em muitos casos, o consumidor não consegue entender as características do serviço que está comprando e as complexas regras de cobrança e fidelização, por exemplo”, afirma Elisa Leonel, superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel.

De acordo com o IBGE, os serviços TIC fecharam 2015 com um ligeiro aumento de 0,6% em relação a 2014, encabeçado pelo segmento de informática. O segmento de telecomunicações  fechou com queda de 0,4% enquanto a informática ainda teve desempenho positivo de 4,5% ao longo de 2015.

Dentre as principais reclamações nos serviços de telefonia e banda larga fixa destacam-se as reclamações sobre o mau funcionamento do serviço e, especialmente, sobre os casos em que consumidores não conseguem que a prestadora resolva seus problemas técnicos.

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Fonte(s): Telesintese

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