Samsung e LG começam a abandonar a produção das TVs 3D

Samsung e LG começam a abandonar a produção das TVs 3D

No final dos anos 2000, mais precisamente em 2009 a indústria das TVs recebia o que poderia ser o mais novo sucesso: 3D. Já que a possibilidade de ter imagens “saltando” da tela na sua sala de estar na teoria tinha tudo pra angariar uma legião de fãs. Porém na prática o que vimos foi algo totalmente diferente, já que a falta de um grande leque de conteúdo em 3D (devido principalmente a complexidade da gravação, principalmente para emissoras de TV), além da própria falta de interesse do consumidor em relação aos televisores, já que em sua maioria os modelos contam com óculos nada confortáveis, o que acaba afastando qualquer coisa que se traduza numa boa experiência.

A partir de 2012 as TVs UHD (Ultra High Definition) começaram a dar as caras no mercado, fazendo com que as companhias direcionassem os seus esforços para esse novo segmento, o que acabou por minar ainda mais o 3D. Atualmente as TVs 4Ks, quanto as recentes 8 Ks estão disseminando o HDR (High Dynamic Range), tecnologia importada do campo da fotografia, garantindo as TVs um nível maior de detalhes, cores e iluminação. As TVs 4K devido a sua resolução e nível de detalhes proporciona uma imersão que antes só poderia encontrado nas opções em 3D.

CES 2016- Samsung apresenta TV de 98 polegadas com resolução 8K

CES 2016- LG apresenta TV 8K de 98 polegadas

Japan Display anuncia display de 17 polegadas com resolução 8K

Os novos índicios reforçam a tese que o 3D irá perder ainda mais espaço. De acordo com o jornal sul-coreanao ET News tanto a Samsung quato a LG irão diminuir a produção de TVs deste tipo. 

Um executivo da LG diz que a produção de TVs 3D cairá para 20% este ano (em 2015 a produção estava em torno de 40%) reservando as novas opções somente para o segmento topo de linha. A Samsung não comentou sobre o assunto, porém forecedores reveleram que a companhia sul-coreana não encomenda óculos 3D há um tempo. Outro fator que reforça que a Samsung está abandonando o 3D está ligado ao encerramento do 3D Explorer (marcado para o dia 15 de março de 2016) que é um serviço de streaming de contéudo em três dimensões proporcionado pela companhia. 

Qual a sua opinião sobre as TVs 3D? Concorda com esse abandono por parte dos fabricantes? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X