Rumor: Intel desativará a possibilidade de overclock em processadores Skylake sem o sufixo K

Rumor: Intel desativará a possibilidade de overclock em processadores Skylake sem o sufixo K

Como diz aquele velho ditado: “alegria de pobre dura pouco”. E ao que parece mais uma vez isso será confirmado. No fim do ano passado a grande maioria dos fabricantes de placas-mãe liberaram atualizações para a BIOS que simplesmente permitia que os processadores Skylake com multiplicador bloqueado, ou seja aqueles sem o sufixo K, pudessem receber overclock sem apresentar problemas de estabilidade. Essas atualizações foram tratadas de formas distintas pelos fabricantes de placas, a ASRock por exemplo chamou o “truque” de Sky OC enquanto a Biostar atribuiu o nome Hyper OC.

Intel Core i7-6700K Skylake alcança 6.5 GHz em overclock com nitrogênio liquido e tensão de 2.032V

CES 2016- Gigabyte anuncia a nova geração do mini-PC Brix equipado com processador Skylake

Análise – ASUS B150 PRO GAMING D3

Os ganhos com essa “brincadeirinha” foram bastante significativos em alguns casos. O overclocker Dhenzjhen através de resfriamento líquido conseguiu passar um Core i3 6320 que conta com clock de 3,9 GHz em seu modo convencional para 4,9 GHz.

No entanto toda essa liberdade está com os dias contados, já que os novos umores apontam que a Intel já está engatilhando uma nova atualização que bloqueará esse recurso, já que com a possibilidade de aumentar a frequências de operação em CPUs mais modestas poderia impactar na venda dos modelos que realmente oferecem essa possibilidade de forma oficial.

Por enquanto esse bloqueio da Intel ainda está no campo dos rumores, vamos aguardar para ver se realmente a companhia irá realizar esse movimento. No momento as únicas atualizações referentes a BIOS que estão sendo lançadas são as que consertam o problema das CPUs Skylake em lidar com altas cargas de trabalho, o que acabou ocasionando congelamentos no Prime 95.

Deixamos abaixo os links para as matérias que falam sobre os fabricantes que já lançaram atualizações para esse problema:

MSI

ASRock

ASUS

Gigabyte

 

Fonte(s): WCCFTech

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X