MWC 2016 | Nokia anuncia que voltará para o mercado de smartphones

MWC 2016 | Nokia anuncia que voltará para o mercado de smartphones

A apresentação da Nokia na MWC 2016 estava longe de ser focada no anúncio de um novo smartphone, já que a companhia colocou outros mercados como a Internet das Coisas como prioridade, porém obviamente boa parte do público estava interessado em saber se a companhia finlandesa irá lançar outros smartphones.

Pois bem, o CEO da Nokia, Rajeev Suri, “não fugiu da raia”, e disse que não há uma previsão, porém a companhia irá lançar novos smartphones. “Não temos uma previsão, e nem estamos com pressa. Isso pode acontecer em 2016, como também pode acontecer depois

Suri diz que o lançamento de novos smartphones só serão possiveis com a ajuda de “parceiros ideais”, isto significa que na verdade a companhia apenas irá emprestar o seu nome para que alguma outra empresa realize a produção do aparelho. O executivo destaca que dentre as diversas faixas de mercado que os smartphones se encaixam provavelmente a Nokia irá investir em modelos premium.

Tirando o assunto smartphones, o  que realmente a Nokia foi divulgar na MWC são os seus investimentos relacionados a Internet das Coisas e implementação das redes 5G.

Em relação a Internet das Coisas a Nokia revelou que irá investir US$ 350 milhões, que serão aplicados em companhias que trabalhem com tecnologias que almejam aspectos interativos ligados a automóveis, sáude, big data e analytics.

 

Outro destaque ficou por conta da apresentação do AirsCale, um ecossistema de redes, compatível com 2G, 3G, TDD-LTE, FDD-LTE, LTE Advances e LTE Advanced Pro, e que também será compatível com o 5G. A Nokia ainda disse que o AirsCale será compatpivel com as novas frequêcias que serão liberadas pelos orgãos reguladores, além de consumir 60% menos energia, já que a gestão será baseada no na nuvem, por intermédio da solução Nokia Airframe.

 

A ideia por trás dessa tecnologia será unificar todos os tipos de redes para garantir o acesso à internet independente aonde o dispositivo esteja, item essencial para o sucesso da internet das coisas

Já o AirScale Wi-Fi tem o mesmo intituito, só que através da licenciatura de frequências wireless não leiloadas pelas operadoras, elimiando o vão que existe entre uma rede e outra. 

A grande maioria dos analistas apontam que o 5G chegará somente em 2020, mas o CEO da Nokia, está bastante otimista, e diz que o lançamento poderá ocorrer bem antes, dando um pontapé inicial a partir de 2017.

 

“Em 2020 nós provavelmente veremos um volume global de redes sendo ativadas, mas é provável que o processo aconteça de forma evolucionária e gradual bem antes disso, em 2017, 2018 e 2019”

​ 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X