Microsoft já está testando a instalação de data centers no fundo do mar

Microsoft já está testando a instalação de data centers no fundo do mar

Manter uma grande central de dados demanda uma grande logística de operação e cuidados no que se refere ao modo como essas incríveis conglomerados de informações serão refrigeradas. A grande maioria das empresas de grande porte estão sempre pensando em novas formas de manter seus data centers com um nom nível de eficiência e refrigeração. O projeto mais recente e mirabolante envolvendo as centrais de dados é o Project Natick da Microsoft que tem como intuito literalmente jogar os data centers no mar. 

A primeira etapa do projeto foi levar ao mar uma espécie de container pressurizado intitulado Leona Philpot (personagem da franquia Halo), que basicamente consiste em um conjunto de computadores selados nessa redoma. Essa cápsula foi responsável pelo serviço de nuvem Azure. E de acordo com a Microsoft o resultado foi bem satisfatório. Mantendo a capsula a dez metros de profundidade por 105 dias sem nenhum problema. Para monitorar todos os aspectos ligados a umidade, pressão, entre outras coisas foram instalados mais de cem sensores no container.

A Microsoft já está preparando uma nova cápsula três vezes maior em relação a primeira lançada ao mar.  A renovação do equipamento desses data centers submersos deveá ocorrer a cada cinco anos, porém caso seja necessário é possível manter a cápsula submersa por até 20 anos sem qualquer intervenção humana. 

Confira abaixo um vídeo sobre o projeto:

Para maiores informações acesse o site do Project Natick.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X