Intel confirma que irá produzir SSDs com 10 TB de capacidade no formato de 2,5 polegadas

Intel confirma que irá produzir SSDs com 10 TB de capacidade no formato de 2,5 polegadas

Graças as memórias Flash NAND 3D da Micron a Intel conseguirá um belo salto em relação a capacidade dos seus próximos SSDs. A companhia que desde o ano passado vinha comentando sobre as novas unidades de estado sólido equipadas com a técnica de empilhamento vertical de múltiplas camadas de célula confirmou que irá produzir SSDs com 10 TB de capacidade (um salto e tanto considerando que atualmente o maior SSD da Intel no formato 2,5 polegadas tem 4 TB de capacidade).

Os novos SSDs de 10 TB da Intel contarão com uma densidade muito melhor – um dos pilares para que o valor disponível para armazenamento seja ampliado. Os récem anunciados chips NAND 3D da Micron permitem até 384 gigabits em memórias TLC (três bits por célula) ou 256 gigabits em memórias MLC (dois bits por célula) permitindo que unidades M.2 possam chegar a 3,5 TB de capacidade enquanto as do formato 2,5 polegadas possam até passar dos 10 TB (a previsão é que seja alcançado 15 TB no futuro) no caso das opções em TLC, ou 8 TB em MLC.

Fixstars anuncia SSDs com 10 TB e 13 TB de capacidade

Estudo aponta que a partir de 2016 o mercado de discos rígidos poderá entrar em colapso

Como escolher um SSD para o seu computador

Além da Micron com essa parceria com a Intel, outras companhias como a Samsung e Toshiba já migraram para chips Flash NAND 3D, permitindo melhorias em relação a capacidade de armazenamento, além da redução nos custos de produção. O processo de implementação das memórias NAND 3D da Micron e seus concorrentes são bem distintas, as da Micron acabam enveredando pela confiabilidade e capacidade das unidades, enquanto as da Samsung por exemplo de acordo com alguns analistas ganha em relação a vida utíl da bateria.

A Intel ainda não disse quando que essas novas unidades chegarão ao mercado e muito menos uma margem de preço. Vale destacar que a Micron também está produzindo suas próprias unidades com a nova memória e como está nos planos da companhia apresentar a Flash NAND 3D em junho deste ano, é possível que algumas opções de SSDs já sejam mostradas.

A parceria da Intel com Micron em relação ao avanço dos SSDs irá alçar voos ainda mais altos, já que no ano passado as duas companhias anunciaram uma parceria para o desenvolvimento das memórias 3D Xpoint, que de acordo com as empresas é cerca de mil vezes mais rápidas que as memórias Flash NAND, permitindo que os SSDs equipados com essa belezinha possam ser mil vezes mais rápidos e resistentes dos que as opções baseadas em armazenamento flash.

A Micron recentemente inclusive disse que em 2022 mais de 27% dos servidores irão utilizar memórias 3D XPoint. Claro que essa declaração também deixa bem claro que a nova memória não chegará roubando a cena e simplesmente “chutando o armazenamento em Flash NAND”,ambas as tecnologias irão conviver por muito tempo, basicamente o que ocorre atualmente com os discos rígidos (HDs) e as unidades de estado sólido (SSD). 

Para o consumidor essas novidades em relação ao aumento na capacidade de armazenamento dos SSDs também acabará por baratear unidades com 512 GB por exemplo, que ainda é uma realidade distante para muitos usuários.

Confira abaixo alguns slides da apresentação da memória FLASH NAND 3D da Micron:

Está ansioso por essa nova onda dos SSDs com opções de armazenamento ainda mais variadas? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): Golem.de

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X